Share |

Assembleia Municipal de Loures aprova voto de pesar pela morte de George Floyd

Iniciativa apresentada pelo Bloco de Esquerda foi aprovada, apesar dos votos contra do PSD, PPM e de um deputado do PS.

A Assembleia Municipal de Loures aprovou um voto de pesar pelo assassinato de George Floyd, uma iniciativa do Bloco de Esquerda aprovada com os votos a favor, da CDU, PS e PAN. PSD, PPM e um deputado do PS votaram contra a moção bloquista.

Recorde-se que, no dia 25 de maio, George Floyd, afro-americano de 46 anos, foi brutalmente assassinado por um agente da polícia de Minneapolis, alegadamente por ter sido acusado de fazer compras com uma nota falsa.

Durante 8 minutos e 46 segundos, George Floyd esteve algemado e imobilizado pelo agente que lhe pressionava o pescoço com o joelho. Vítima da brutalidade policial, George Floyd acabou por falecer, tendo uma autópsia independente revelado que a morte foi “causada por asfixia devido à compressão do pescoço e das costas que levou à falta de fluxo sanguíneo para o cérebro".

“Este crime não foi apenas originado por um ato individual de abuso de força por parte de um agente policial. Ele inscreve-se numa cultura de racismo institucional enraizada nas forças policiais nos Estados Unidos, que criminaliza e desumaniza as pessoas negras e tem tragicamente resultado na morte violenta de inúmeros cidadãos e cidadãs afro-americanos às mãos da polícia ao longo dos anos, já para não falar no seu encarceramento em massa”, aponta Fabian Figueiredo, dirigente nacional e coordenador da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda.