Bloco faz aprovar solução para os 500 animais do abrigo da Associação Chão dos Bichos

Fotografia da autoria de António José Baião, captada na Associação Chão dos Bichos.

Na Assembleia Municipal de Loures, que reuniu esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda fez aprovar uma proposta para a construção de um abrigo municipal, onde possam ser alojados as centenas de cães e as dezenas de gatos que a Associação Chão dos Bichos tem sob sua guarda.

A recomendação foi aprovada com os votos favoráveis das bancadas do Bloco de Esquerda, CDU, PS,  PSD e CDS e com a abstenção do MRPP. Para além da construção do abrigo, a proposta prevê que a manutenção do espaço se faça através de uma parceria entre o município e a associação e deixa o apelo a todos os autarcas do concelho de Loures para que sejam voluntários na organização por, pelo menos, um dia.

Leia a recomendação que o Bloco de Esquerda fez aprovar na Assembleia Municipal de Loures

Loures, concelho amigo dos animais

O Centro de Recolha Oficial de Loures, mais conhecido como canil, abriga hoje cerca de 40 cães, número que não está longe da sua lotação máxima. Gatos não recebe, porque o projeto do gatil ainda não abandonou o papel. Mas, no concelho Loures, que tem mais de 200 mil habitantes e uma área superior a 167 km2, não existem apenas 40 cães abandonados ou maltratados. São muitos mais. Razão pela qual a Associação Chão dos Bichos abriga atualmente mais de 450 cães e mais de 50 gatos.

Não são só as várias esquadras da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana ou os bombeiros do concelho que entregam diretamente os animais, muitas vezes vítimas de maus tratos, à Associação Chão dos Bichos porque o canil não os recebe. E, em muitos outros casos, é o próprio canil que encaminha os animais para as instalações da associação. Se esta organização não existisse, como cumpriria plenamente a Câmara Municipal de Loures a obrigação de recolha e abrigo dos animais abandonados ou vítimas de maus-tratos?

A Associação Chão dos Bichos faz um trabalho extraordinário, reconhecido e prestigiado na comunidade, essencial à vida do município, mas vive da dedicação voluntária e abnegada dos seus dirigentes e amigos, o que faz com que os constrangimentos financeiros e materiais sejam permanentes e crescentes.

Partindo deste diagnóstico, é do natural interesse do município o estabelecimento de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos, para que esta possa prosseguir com a sua missão cívica de forma digna e complementar à da autarquia.

Acresce ainda que o terreno cedido pela Câmara Municipal de Loures, no seguimento do incêndio de 2015, para a instalação do abrigo da Associação Chão dos Bichos, além de não ter instalação elétrica e de não estar ligado à rede de saneamento e de abastecimento de água, não tem dimensão suficiente para acolher todos os animais.

Assim, a associação tem-se mantido num terreno privado, também sem acesso a eletricidade e água, somando-se o problema de o proprietário não pretender renovar o contrato, que finda daqui a um ano.

Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Loures, reunida na 3ª Sessão Ordinária, no dia 8 de junho de 2017, delibera:

1 - Saudar a Associação Chão dos Bichos pelo trabalho desenvolvido na defesa e preservação dos direitos dos animais no concelho de Loures;

2 - Apelar a todos os autarcas do concelho de Loures, eleitos na Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia e membros do executivo camarário, a participar, pelo menos durante um dia, como voluntários na Associação Chão dos Bichos;

3 - Recomenda à Câmara Municipal de Loures a celebração de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos para a construção e manutenção de um abrigo municipal no concelho, com as devidas condições sanitárias e de segurança, onde possam ser alojados com dignidade as centenas de animais que a referida organização presentemente detém.

4 - Recomenda à Câmara Municipal de Loures a desenvolver uma campanha CED - Capturar - Esterilizar - Devolver - junto de colónias de gatos em todo o concelho.