Share |

Bloco leva solução para abrigo da Associação Chão dos Bichos à Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal de Loures, convocada para o dia 8 de junho de 2017, o Bloco de Esquerda leva uma proposta de celebração de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos para a construção e manutenção de um abrigo municipal no concelho e, desta forma, dar um futuro com dignidade às centenas de animais que a organização detém. 

Leia a recomendação que o Bloco de Esquerda vai apresentar na próxima sessão da Assembleia Municipal de Loures

Loures, concelho amigo dos animais

O Centro de Recolha Oficial de Loures, mais conhecido como canil, abriga hoje cerca de 40 cães, número que não está longe da sua lotação máxima. Gatos não recebe, porque o projeto do gatil ainda não abandonou o papel. Mas, no concelho Loures, que tem mais de 200 mil habitantes e uma área superior a 167 km2, não existem apenas 40 cães abandonados ou maltratados. São muitos mais. Razão pela qual a Associação Chão dos Bichos abriga atualmente mais de 450 cães e mais de 50 gatos.

Não são só as várias esquadras da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana ou os bombeiros do concelho que entregam diretamente os animais, muitas vezes vítimas de maus tratos, à Associação Chão dos Bichos porque o canil não os recebe. E, em muitos outros casos, é o próprio canil que encaminha os animais para as instalações da associação. Se esta organização não existisse, como cumpriria plenamente a Câmara Municipal de Loures a obrigação de recolha e abrigo dos animais abandonados ou vítimas de maus-tratos?

A Associação Chão dos Bichos faz um trabalho extraordinário, reconhecido e prestigiado na comunidade, essencial à vida do município, mas vive da dedicação voluntária e abnegada dos seus dirigentes e amigos, o que faz com que os constrangimentos financeiros e materiais sejam permanentes e crescentes.

Partindo deste diagnóstico, é do natural interesse do município o estabelecimento de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos, para que esta possa prosseguir com a sua missão cívica de forma digna e complementar à da autarquia.

Acresce ainda que o terreno cedido pela Câmara Municipal de Loures, no seguimento do incêndio de 2015, para a instalação do abrigo da Associação Chão dos Bichos, além de não ter instalação elétrica e de não estar ligado à rede de saneamento e de abastecimento de água, não tem dimensão suficiente para acolher todos os animais.

Assim, a associação tem-se mantido num terreno privado, também sem acesso a eletricidade e água, somando-se o problema de o proprietário não pretender renovar o contrato, que finda daqui a um ano.

Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Loures, reunida na 3ª Sessão Ordinária, no dia 8 de junho de 2017, delibera:

1 - Saudar a Associação Chão dos Bichos pelo trabalho desenvolvido na defesa e preservação dos direitos dos animais no concelho de Loures;

2 - Apelar a todos os autarcas do concelho de Loures, eleitos na Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia e membros do executivo camarário, a participar, pelo menos durante um dia, como voluntários na Associação Chão dos Bichos;

3 - Recomenda à Câmara Municipal de Loures a celebração de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos para a construção e manutenção de um abrigo municipal no concelho, com as devidas condições sanitárias e de segurança, onde possam ser alojados com dignidade as centenas de animais que a referida organização presentemente detém.

4 - Recomenda à Câmara Municipal de Loures a desenvolver uma campanha CED - Capturar - Esterilizar - Devolver - junto de colónias de gatos em todo o concelho.