Share |

Inversão de voto da CDU marca aprovação de proposta do Bloco para Orçamento Participativo em Loures

Bloquistas já tinham apresentado proposta em novembro de 2016, aprovada na altura com a oposição da CDU e PCTP-MRPP. Câmara liderada por Bernardino Soares altera posição e já admite criação de regulamento e grupo de trabalho para implementação de Orçamento Participativo no concelho de Loures.

O Bloco de Esquerda viu a sua recomendação para a implementação de um Orçamento Participativo no concelho de Loures ser aprovada em reunião da Assembleia Municipal do passado dia 26 de setembro. A proposta foi aprovada com apenas duas abstenções, mas com uma nota de destaque: a mudança radical de posição da CDU relativamente a este instrumento de participação cidadã face ao que havia defendido até há bem pouco tempo.

Uma inversão de opinião de 180 graus acompanhada pela posição do executivo municipal liderado por Bernardino Soares, que, ao contrário do que havia acontecido até então, já admite a criação de um grupo de trabalho e de um regulamento para a criação de um Orçamento Participativo no concelho de Loures.

Para Fabian Figueiredo, dirigente nacional e coordenador da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda, “é de saudar esta mudança de posição da CDU, que vem acompanhar o que o Bloco de Esquerda anda a defender em Loures há vários anos”.

“Não há problema algum em mudar de opinião, só lamentamos que tivéssemos de perder três anos e três orçamentos, que significaram três oportunidades perdidas para dar voz aos cidadãos e cidadãs deste concelho na participação e democracia direta”, aponta o responsável bloquista.

Recorde-se que a CDU votou contra uma recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda, em novembro de 2016, para a criação de um Orçamento Participativo no concelho de Loures, um voto que se repetiu quando o PSD apresentou, em junho de 2018, uma iniciativa similar.