Loures solidariza-se com a luta dos trabalhadores da Valorsul

Iniciativa do Bloco de Esquerda, de saudação à luta dos trabalhadores da Valorsul, foi aprovada na Assembleia Municipal de Loures apenas com os votos contra do PSD. Moção reivindica ainda o regresso da EGF, maior acionista da Valorsul, privatizada pelo governo PSD/CDS, à esfera pública.

Leia a moção aprovada na sessão de 7 de setembro da Assembleia Municipal de Loures.

Saudação às trabalhadoras e aos trabalhadores da ValorsulConsiderando que:

Nos passados dias 14 e 16 de junho decorreu uma greve das trabalhadoras e dos trabalhadores da Valorsul e da Amarsul, que prestam serviços no setor dos resíduos urbanos nos distritos de Lisboa e de Setúbal;

Estas paralisações em semana de feriados municipais e nacionais mostraram a importância dos serviços prestados pelas empresas na recolha de lixo nos municípios servidos por elas.

Na Valorsul, os trabalhadores exigem que a administração faça a publicação integral do Acordo de Empresa (AE). "Fizeram-nos uma proposta de aumento salarial de 1,6 % que o sindicato aceitou e até estava disponível a assinar. No entanto, a administração da Valorsul tem-se demonstrado intransigente na decisão de publicar os AE na íntegra. Isso demonstra que estão a agir de má fé e que o AE pode estar em risco", disse Navalhas Garcia do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia, Atividades do Ambiente do Centro, Sul e Ilhas;

Tal como a Amarsul, a Valorsul pertence à Empresa Geral de Fomento, S.A, privatizado em 2014 pelo anterior governo e controlado pela Mota Engil. “Até hoje, a grande medida que o novo acionista tomou foi a distribuição dos lucros obtidos pela empresa quer os acumulados ao longo de anos sob a gestão publica, quer aqueles que foram obtidos em 2015 e 2016 totalizando hoje mais de 6.8 milhões de euros”, pode ler-se na resolução do plenário, lembrando que são os trabalhadores “quem cria a riqueza e os lucros distribuídos pelos acionistas”, que totalizaram cerca de 6,8 milhões de euros em 2016;

Na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU), em Loures, voltou a não entrar qualquer carro de recolha, tendo o serviço ficado reduzido aos mínimos obrigatórios. No aterro sanitário de Mata da Cruz, concelho de Vila Franca de Xira, a atividade regular também parou, enquanto no aterro sanitário do Cadaval, registou-se a ausência de atividade estando somente os serviços mínimos a funcionar.

Assim, a Assembleia Municipal de Loures reunida aos 8 dias julho de 2017, delibera:

Saudar as trabalhadoras e os trabalhadores da Valorsul e da Amarsul que estiverem em greve, lutando pelo cumprimento pleno dos Acordos de Empresa, por melhores salários e pelo fim da precariedade no seu setor;

Salientar o inegável e importantíssimo serviço público prestado pela Valorsul e restantes empresas do grupo Empresa Geral de Fomento S.A;

Apelar à Assembleia da República e ao Governo para que tomem as medidas adequadas para que se inicie o processo de reversão da privatização do grupo Empresa de Geral de Fomento S.A;

Enviar este documento ao Governo, aos grupos parlamentares representados na Assembleia da República, à CGTP-IN, ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro, Sul e Ilhas, às Comissões de Trabalhadores da Valorsul e da Amarsul, à administração do Grupo EGF, da Valorsul e da Amarsul e à comunicação social.

O representante do Bloco de Esquerda,
Carlos Gonçalves