Share |

U.F. Santa Iria, São João da Talha e Bobadela: Tomada de posse da Assembleia de Freguesia

Gonçalo Alves

No dia 23 de Outubro teve lugar no Pavilhão José Gouveia de São João da Talha a instalação da nova Assembleia de Freguesia  da U.F.de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela. Na mesma sessão foi empossado o executivo que irá dirigir a Junta de Freguesia nos próximos quatro anos.

Das eleições de 1 de outubro resultou uma assembleia de freguesia em que o Partido Socialista (PS) foi o partido mais votado, mas sem maioria absoluta. O PS obteve 8 dos 19 mandatos. A CDU, segunda força mais votada, ficou com sete eleitos na assembleia. O PSD é a terceira força política, elegendo três elementos. O Bloco de Esquerda subiu a sua votação e consegui eleger pela primeira vez um elemento.

Num pavilhão repleto de cidadãos e cidadãs, o PS assegurou a gestão da freguesia, até 2021, sob a presidência de Nuno Leitão. A mesa da assembleia será também assegurada por três elementos do PS.

Gonçalo Alves eleito do Bloco de Esquerda para a Assembleia de Freguesia, na sua intervenção de tomada de posse, fez questão de lembrar que “O papel de uma freguesia passa pelo contacto de proximidade junto das populações e do levantamento dos seus problemas. A população da nossa freguesia tem de ter o direito a participar naquilo que é a vida da nossa freguesia, bem como ter uma voz activa na tomada de decisões. Para isso, precisamos de ter uma população devidamente esclarecida e envolvida nos temas que são debatidos na nossa união de freguesias” 

Podes ler a intervenção completa abaixo:

 Desde já quero manifestar em meu nome e em nome do Bloco de Esquerda um agradecimento sincero perante os eleitores da união das freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela, o voto de confiança que nos foi dado nestas eleições autárquicas.

Encaramos este voto como um desafio para o futuro e assumimos esta votação como uma responsabilidade acrescida naquilo que são as lutas por uma maior pluralidade, transparência e coesão social na nossa freguesia.

Nestas eleições os fregueses da união das freguesias de Santa Iria São João da Talha e Bobadela foram claros sobre aquilo que pretendem para a nossa freguesia, dando larga maioria às forças de esquerda aqui representadas. Os nossos eleitores querem uma freguesia que pense à esquerda, que tome medidas à esquerda, e que lide com a raiz dos seus problemas fora das demagogias superficiais sobre a origem dos mesmos. O Bloco de esquerda comprometesse com os eleitores em fazer jus à sua vontade e de denunciar tudo o que se encontre em discordância com a mesma.

A autarquia local tem o dever de tratar da democracia de todos e de todas e de se demarcar dos interesses individuais, de se demarcar também da contratação precária e de promover junto da sua população aquilo que é o bem comum.

O papel de uma freguesia passa pelo contacto de proximidade junto das populações e do levantamento dos seus problemas. A população da nossa freguesia tem de ter o direito a participar naquilo que é a vida da nossa freguesia, bem como ter uma voz activa na tomada de decisões. Para isso, precisamos de ter uma população devidamente esclarecida e envolvida nos temas que são debatidos na nossa união de freguesias.

Com isto, quero deixar o desafio Sr. Presidente bem como a todo o executivo eleito que sejam tornadas publicas e disponíveis para consulta, todas as actas das nossas assembleias bem como o seu regimento no site oficial da união das freguesias. Com esta medida não só promovemos a transparência na freguesia, como cumprimos com o dever que é o de informar a população sobre aquilo que são as questões aqui debatidas.

O Bloco de esquerda é um partido dialogante à esquerda com o principio de que a politica é feita para servir a população e não o contrário. A nossa responsabilidade é para com as populações, de olhar para os problemas do presente e de pensar sobre os problemas futuros.

Quero terminar a minha intervenção da mesma forma que comecei agradecendo uma vez mais o voto de confiança que nos foi dado pela a população da união das freguesias de Santa Iria São João da Talha e Bobadela .