Share |

“Viva Santa Iria de Azóia”

Gonçalo Alves, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.

“Foi em boa medida graças a esse voto [de confiança no Bloco de Esquerda] que hoje paralelamente à comemoração deste 31º aniversário, podemos também comemorar o fim do trabalho precário nesta autarquia”, disse Gonçalo Alves, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia, na sessão comemorativa da elevação de Santa Iria de Azóia a Vila.

Gonçalo Alves discursou, em representação do Bloco de Esquerda, na Sessão Solene Comemorativa do 31º aniversário da elevação de Santa Iria de Azóia a Vila. Leia o discurso na íntegra:

Boa noite a todos e a todas,

antes de mais gostava de aproveitar esta oportunidade para em meu nome e em nome do Bloco de Esquerda agradecer o voto de confiança que nos foi dado nas últimas eleições autárquicas.

Foi em boa medida graças a esse voto que hoje paralelamente à comemoração deste 31º aniversário, podemos também comemorar o fim do trabalho precário nesta autarquia.

A história de Santa Iria de Azóia e das suas gentes já é muito antiga e de uma enorme riqueza, não só pela importância do seu secular património arquitetónico, onde poderei destacar o Palácio e Quinta de Valflores, o Castelo de Pirescoxe ou a igreja Matriz de Santa Iria de Azoia, mas também pelo seu património cultural, em grande parte impulsionado pelas muitas associações e oletividades que dão um sinal da grande vitalidade da sua sociedade civil.

Quando há 31 anos Santa Iria de Azóia foi elevada à categoria de Vila, este foi o reconhecimento do seu desenvolvimento urbano e crescimento industrial, cujo ícone principal, era a Companhia Vidreira Nacional. E foi justo que assim fosse. Pena foi que nestes últimos anos, não por culpa dos seus fregueses ou freguesas, mas por culpa de políticas e opções erradas, o tecido industrial que em tempos foi o grande impulsionador do desenvolvimento desta Vila, foi gradualmente desmantelado e na sua maioria passado para interesses estrangeiros.

Recordemo-nos também da chamada Lei Relvas, que em 2003 acabou com a autonomia de um vasto conjunto de freguesias, onde nos incluímos, aglutinando-as e prejudicando e muito, aquele que é o papel de proximidade desenvolvido pelas autarquias locais.

Mas hoje é um dia de comemoração e também de festa. E nada melhor para acabar que é deixar-vos uma mensagem de esperança e de confiança no futuro, com a certeza de que podem contar com o Bloco de Esquerda para lutar por uma Vila onde dê gosto viver, menos poluída, mais inclusiva, com melhores equipamentos de saúde, melhores equipamentos de ensino, e com uma frente ribeirinha que sirva a população.

Viva Santa Iria de Azóia!

Gonçalo Alves, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.