Share |

Bloco confronta Governo sobre degradação do Sifão do Canal do Alviela

O Sifão do Canal do Alviela é datado de 1880 e foi uma infraestrutura responsável pelo abastecimento de água à região de Lisboa, encontrando-se atualmente desativado.

O Bloco de Esquerda questionou esta quarta-feira o Governo sobre o "estado de degradação" do Sifão do Canal do Alviela, uma infraestrutura centenária na cidade de Sacavém.

O Sifão do Canal do Alviela é datado de 1880 e foi uma infraestrutura responsável pelo abastecimento de água à região de Lisboa, encontrando-se atualmente desativado.

A responsabilidade pela manutenção e conservação do Sifão do Canal do Alviela, localizado no rio Trancão, é da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL).

Os bloquistas anunciam o envio de uma pergunta ao Governo a questionar a tutela sobre o "estado de conservação exato" do Sifão e o porquê de a EPAL "não estar a cumprir" com essa responsabilidade, uma vez que a estrutura se encontra "degradada".

"O Sifão do Canal do Alviela é considerado um símbolo da cidade de Sacavém, por isso, a sua manutenção e valorização adequadas assumem uma importância primordial", apontam.

Esta posição do Bloco de Esquerda surgiu após um alerta da Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) sobre a falta de manutenção da infraestrutura.

Há uma semana, em declarações à agência Lusa, Rui Pinheiro, da ADAL, referiu que o Sifão "apresenta já um aspeto decadente e que é possível verificar fissurações".

Por seu turno, contactada pela Lusa, fonte da EPAL assegurou que a empresa "monitoriza de forma contínua" o estado de conservação da infraestrutura, apesar de ter decidido desativá-la.

 

"Importa referir que a EPAL [está] atenta à memória da conservação e preservação do património histórico de abastecimento de água e está a desenvolver estudos para salvaguarda e valorização de troços em que a situação identificada é um dos bons exemplos", apontou a empresa.