Bloco entrega projeto de resolução no parlamento para trazer o Metro para Loures

Os deputados do Bloco recomendam ao Governo assumir como prioritária a expansão do Metro para o concelho de Loures.

Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda quer expansão do Metro de Lisboa para o concelho de Loures, “uma reivindicação com mais de três décadas”. Projeto de resolução é votado daqui a algumas semanas, quando a petição pela expansão do Metro a Loures subir a Plenário.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou um projeto de resolução na Assembleia da República para a expansão do Metro de Lisboa para o concelho de Loures. O projeto de resolução será votado daqui a algumas semanas, quando a petição pela expansão do Metro para Loures subir a plenário da Assembleia da República.

No documento, os deputados do Bloco recordam que “há mais de três décadas a expansão da rede do metropolitano de Lisboa para Loures tem sido uma reivindicação" dos 200 mil habitantes de Loures, e lamentam que "esta justa pretensão não foi ainda materializada devido às escolhas políticas dos vários governos, que de forma constante e sucessiva goraram as expectativas da população”.

Para os bloquistas, Loures deve ser a prioridade nos planos de expansão do Metro de Lisboa porque, apesar de ser atravessado por “algumas das maiores vias de comunicação do país”, o autocarro continua a ser o único meio de transporte público prático para chegar à capital, e não chega para as necessidades.

Devido à falta de alternativas práticas, milhares de famílias de Loures são "quase sempre atiradas para a alternativa do transporte privado e individual”, onde se veem "obrigadas a longos movimentos pendulares diários" e vão "perdendo horas no trânsito", nota o projeto de resolução do Bloco entregue esta semana.

O custo da habitação em Lisboa está a agravar o problema, refere o documento, notando-se já o seu efeito num aumento da população de Loures, que, por sua vez, aumenta a pressão sobre os transportes e vias de acesso à capital.

Por estas razões, os deputados do Bloco recomendam ao Governo assumir como prioritária a expansão do Metro para o concelho de Loures, e que o concelho se integre na rede de transportes metropolitanos de Lisboa, permitindo aos e às lourenses “tornar o seu trajeto para Lisboa mais rápido, simples, barato e ecológico”.