Share |

Bloco quer explicações sobre falta de meios da PSP de Camarate

Bloquistas questionaram MAI sobre falta de meios e efetivos naquela esquadra. Agentes da Escola Segura não têm viaturas e andam a pé ou de transportes públicos há mais de quatro anos. Esquadra é responsável pela segurança na EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, palco de desacatos graves nas últimas semanas, que motivaram vigília de encarregados de educação.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda remeteu uma pergunta ao Ministério da Administração Interna para saber quando será colmatada a dramática falta de meios com que se debate a 78.ª Esquadra da PSP de Camarate. O Bloco quer saber que medidas serão tomadas para dotar aquela esquadra dos meios de que necessita para funcionar corretamente, sobretudo no que toca ao programa Escola Segura, e quando serão tomadas essas medidas.

A 78.ª Esquadra da PSP de Camarate é a esquadra responsável pela segurança na escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, que tem sido palco de cenas de violência nas últimas semanas, o que motivou, inclusive, uma vigília de encarregados de educação à porta da escola, no passado dia 19. Nos últimos confrontos, um funcionário foi agredido e teve de ser hospitalizado.

Há mais de quatro anos letivos que o efetivo policial afeto ao programa Escola Segura (EPES) daquela esquadra não é apoiado por qualquer viatura própria. Sempre que são acionados para ocorrências em ambiente escolar, os polícias têm de deslocar-se a pé ou de transportes públicos, o que incrementa desfasamentos temporais graves entre a hora da comunicação da ocorrência e a hora em que chegam ao local.

«É inaceitável que na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação existam apenas 2 agentes para 14 escolas. Que, ainda por cima, são obrigados a fazer as suas deslocações a pé por não terem uma viatura», aponta Fabian Figueiredo, dirigente nacional do Bloco e candidato à Câmara Municipal de Loures nas últimas autárquicas.

«O programa Escola Segura é essencial para garantir o normal funcionamento da Escola Publica e o Bloco de Esquerda fará tudo o que está ao seu alcance para garantir que a situação se resolva com a máxima urgência», acrescenta o dirigente bloquista.

Recorde-se que a 78ª Esquadra da PSP, em Camarate, concelho de Loures, debate-se com uma gritante falta de meios, contando com um total de apenas 48 polícias, que são responsáveis pela segurança de aproximadamente 35 mil habitantes, dispersos por cerca de 12km2.

Na área de responsabilidade geográfica da 78ª Esquadra – Camarate localizam-se 16 estabelecimentos de ensino, mais concretamente uma Escola Secundária, três Escolas Básicas 2,3 e doze Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

Entre as necessidades prementes da 78ª Esquadra da PSP - Camarate contam-se efetivos policiais, viaturas caraterizadas e descaraterizadas, ciclomotores e computadores, entre outras. No entanto, aquela esquadra não tem expetativas que as EPES possam vir a ter viatura própria no curto ou até mesmo no médio-prazo, sendo que estas necessidades estão já elencadas no Plano de Ação do CLS/Loures.