Share |

Catarina Martins quer alargar projeto Orquestra Geração a todo o país

Fotografia: Agência Lusa.

Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda pretende generalizar um projeto que se tem mostrado muito eficaz no combate ao abandono e ao insucesso escolar. Para Catarina Martins, "o acesso à música, à arte, durante o tempo da escola, é absolutamente essencial”.
 

A líder bloquista assistiu, no passado dia 11, a um ensaio deste projeto na escola Maria Keil, na Apelação, um exemplo de como a iniciativa "está a correr tão bem". No final da visita, Catarina Martins destacou a importância de "generalizar este projeto", assinalando que "todas as escolas precisam de mais acesso à música, de mais acesso à arte".

"Nós sabemos que ele é particularmente importante em territórios com dificuldades até do ponto de vista do insucesso e do abandono escolar”, avançou a líder bloquista.

“Tem mostrado que é capaz de combater o abandono escolar, o insucesso escolar, tem mostrado que é capaz de criar comunidades educativas mais fortes, maior sucesso escolar mas, na verdade, nós precisávamos de projetos destes em toda a escola", acrescentou.

Para Catarina Martins, "o acesso à música, à arte, durante o tempo da escola, é absolutamente essencial, é uma aprendizagem a que todas as crianças têm direito e, neste momento, na verdade, os conteúdos artísticos estão muito menorizados nos programas escolares".

O Bloco de Esquerda pretende também que o projeto fique estável "durante vários anos".

"Se hoje existe o consenso político de que este projeto é necessário, então é preciso dar-lhe uma estabilidade temporal para desenvolver os seus projetos, para os seus professores e os seus alunos terem a estabilidade de saber que este é um projeto que continua durante vários anos, portanto, estabilizar até as formas de financiamento, contratualização do projeto", referiu a coordenadora nacional do Bloco.

Catarina Martins aproveitou ainda para lembrar que "houve um período em que esteve em perigo a continuidade do projeto Orquestra Geração", mas, "neste momento, é um projeto consensual no país e percebe-se que ele é para continuar, e ainda bem".

Catarina Martins salientou ainda que a "Orquestra Geração é um projeto que, neste momento, já tem resultados comprovados em Portugal, com uma série de estudantes que, ao longo da última década, mais de uma década, têm vindo a ter contacto com o projeto".

A bloquista notou também que esta iniciativa está centrada, "sobretudo, nas escolas em territórios que são considerados de intervenção prioritária porque se compreende que este projeto de música é muito bom em comunidades em que, muitas vezes, há mais dificuldades educativas".

"E tem tido um grande resultado", salientou a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda.