Share |

Deputados municipais do Bloco sensibilizados com péssimas condições da EB1/JI da Apelação

EB1/JI da Apelação, na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação.

Os deputados municipais do Bloco de Esquerda, André Julião e Rita Sarrico, visitaram esta quarta-feira a EB1/JI da Apelação, na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, a convite da direção da escola.

Desde coberturas em amianto, um surto de lagartas do pinheiro que a autarquia não consegue resolver, a janelas excessivamente baixas e mal colocadas, constituindo um perigo de vida para os alunos, a delegação bloquista encontrou de tudo.

A falta de espaço é notória sendo que, o mesmo local serve de refeitório, ginásio e pavilhão de recreio para os alunos do 1º ciclo da Apelação.

Casas de banho degradadas, cortinados feitos em casa pelos funcionários e uma biblioteca dividida ao meio para “render” uma sala de aulas extra são outras das particularidades daquele estabelecimento de ensino da responsabilidade e tutela da Câmara Municipal de Loures.

Além disso, os professores têm de levar computadores com acesso à Internet de casa e pagá-la do próprio bolso, já que a escola, apesar da insistência da direção, não dispõe de uma rede fixa de acesso à Internet.

O portão não tem porta de homem, há aulas nos corredores por falta de espaço, onde os alunos se sentam no chão, não há ginásio e os quadros interativos não podem ser utilizados, uma vez que não existe acesso à Internet.

De referir que existem, nesta escola, 10 alunos com necessidades educativas especiais, que requerem condições e uma atenção especial por parte dos professores e funcionários da escola, que, com enorme empenho e dedicação, vão conseguindo proporcionar uma Educação condigna a estas crianças.

Um enorme rol de problemas que é bem elucidativo da falta de investimento da autarquia no setor da Educação, que, como tem sido demonstrado pelas péssimas condições dos estabelecimentos escolares do concelho, não é claramente uma prioridade para este executivo municipal.