Share |

Lutou até ao fim, assim será recordado – Faleceu o camarada Carlos Heitor

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Loures expressa a todos os seus amigos, camaradas e familiares o seu profundo pesar.

Carlos Alberto Heitor da Silva nasceu a 21 de julho de 1938 em Lisboa e faleceu esta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, aos 79 anos, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vítima de doença prolongada.

Cidadão ativo e inconformado, desde cedo abraçou a luta pela democracia e contra todas as injustiças sociais. Desde novo se juntou aos movimentos democráticos que contestavam o Estado Novo e o regime fascista e colonialista de Salazar e Marcelo Caetano.

Na década de 1960, muda-se para a freguesia de Santo António dos Cavaleiros onde participa na fundação da primeira associação de moradores do país, a Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros – AMSAC, a 30 de junho de 1970.

Entusiasta da Revolução do 25 de 1974 participa vivamente em vários lutas que nasciam e que construíram o Portugal democrático em que hoje vivemos. Empregado hoteleiro no Hotel Ritz, em Lisboa, participa na fundação da Comissão de Trabalhadores deste estabelecimento e encabeça a luta triunfante pela igualdade salarial entre homens e mulheres no hotel. A trabalho igual, salário igual.  

Os amigos e camaradas de todas as lutas, que tiverem o prazer de privar com ele, destacam-lhe a imensa cultura geral, o conhecimento científico e literário que acumulava e fazia questão de partilhar e, acima de tudo, a solidariedade e o espírito fraterno com que marcava a vida dos outros.

No espetro partidário, filia-se no Partido Revolucionário do Proletariado (PRP) e participa nos Grupos Dinamizadores de Unidade Popular (GDUP’s). Mais tarde, integra o Coletivo Mudar de Vida e colabora com o Bloco de Esquerda desde a sua fundação, partido ao qual acaba por aderir em 2005. Participou em todas as candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda no concelho de Loures.

Este ano não podia ser diferente, o camarada Carlos Alberto Heitor da Silva voltou a dizer presente. Enquanto as suas forças o permitiram, marcou presença em várias iniciativas de pré-campanha do Bloco de Esquerda Loures.

Lutou até ao fim, assim será recordado.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Loures expressa a todos os seus amigos, camaradas e familiares o seu profundo pesar.

O corpo estará em câmara ardente esta quarta-feira, 23 de agosto, entre 09h30 e as 15h30, no Centro Paroquial de Santo António dos Cavaleiros, sendo posteriormente transportado para o Crematório do Cemitério de Camarate.