Share |

Parlamento aprova proposta do Bloco para alargar projeto “Orquestra Geração” a todo o país

PS vota contra contratualização dos profissionais necessários à estabilidade do projeto. CDS-PP e PSD abstêm-se no mesmo ponto. Proposta surge na sequência de visita da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, a escola na Apelação.
 

A Assembleia da República aprovou hoje a proposta do Bloco de Esquerda para alargar a escolas de todo o país o projeto “Orquestra Geração”. O objetivo é torná-lo sustentável e estável. Na votação do ponto que garantia a contratualização dos profissionais necessários à estabilidade do projeto, o PS votou contra e PSD e CDS-PP abstiveram-se.

Em junho, a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, visitou um ensaio deste projeto no agrupamento de escolas Maria Keil, na Apelação, concelho de Loures. À saída, destacou a importância de “generalizar este projeto”, assinalando que “todas as escolas precisam de mais acesso à música, de mais acesso à arte”. O objetivo era ainda fazer com que o projeto fosse estável e sustentável “durante vários anos”, o que foi aprovado esta sexta-feira pelo Parlamento.

“Nós sabemos que o projeto é particularmente importante em territórios com dificuldades, até do ponto de vista do insucesso e do abandono escolar, e tem mostrado que é capaz de combater o abandono escolar, o insucesso escolar, e que é capaz de criar comunidades educativas mais fortes, maior sucesso escolar”, afirmou, em junho, Catarina Martins.

“Na verdade, nós precisávamos de projetos destes em toda a escola”, sublinhou a coordenadora bloquista na ocasião, altura em que salientou que a “Orquestra Geração é um projeto que, neste momento, já tem resultados comprovados em Portugal, com uma série de estudantes que, ao longo da última década, têm vindo a ter contacto com o projeto”.