Bloco em defesa do património rural de Loures

Lavadouro, Ribas de Cima, Fanhões

Na sequência do atentado ao património de Ribas de Cima, o Bloco de Esquerda apresentou ontem na Assembleia Municipal de Loures uma Moção (Os Moradores de Ribas de Cima Têm Direito ao seu Lavadouro Original) visando a preservação, valorização e salvaguarda do património rural do município. Numa assembleia que contou com o presença de muitos moradores de Ribas que hà muito lutam pela defesa do seu património, a Moção foi aprovada por maioria com a abstenção do PS.

MOÇÃO

OS MORADORES DE RIBAS DE CIMA TÊM DIREITO AO SEU LAVADOURO ORIGINAL

O Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões atacou o património público da sua freguesia, ao descaracterizar um património que desempenhou e continua a desempenhar uma função de utilização coletiva e que é muito querida aos habitantes de Ribas de Cima – os seus lavadouros.

Pela voz do Bloco de Esquerda, esta questão foi levantada nesta assembleia,  e em boa hora o fizemos, pois a denúncia pública deste ataque aos lavadouros de Ribas de Cima nesta Casa da Democracia, aliada à mobilização da população local, revelou-se decisiva para que o assunto merecesse a atenção de movimentos ambientais e  forças politicas do Concelho.

Na sua fanática ideia de destruir a génese do lavadouro de Ribas de Cima, o Presidente da junta de freguesia de Fanhões ficou isolado. A assembleia de freguesia extraordinária, realizada para discutir este tema, votou pela paragem das obras e exigiu a reconstrução dos lavadouros, repondo e respeitando a sua traça original.

Saudamos esta atitude, onde o bom senso e o respeito pelo património construído, se sobrepôs às famílias partidárias.

Saudamos também, a mobilização popular em torno da defesa do seu património rural edificado de utilização colectiva.Numa sociedade moderna e que se quer participativa, é assim que deve ser, aspopulações deverão ter orgulho no património existente no seu território.E todas e todos nos deveríamos sentir bem neste papel de Unidade entre eleitos e eleitores, em nome do direito de cidadania e de participação activa na causa colectiva.

Contudo, não pode o Bloco de Esquerda deixar passar em claro a intervenção hesitante e insegura dos vários órgãos administrativos e políticos que governam o nosso Concelho que, conhecedores dos factos, se refugiam em aspetos administrativos, deixando de mãos livres todos aqueles que, por insensibilidade ou interesse, atacam o património municipal.

Os lavadouros, fontanários, chafarizes, etc., são o testemunho material da história. Atravessando várias épocas, permanecem como as melhores fontes de informação sobre a origem e a construção de uma urbe, criam a referência necessária, seja cultural, económica ou simplesmente simbólica, e conferem identidade ao espaço urbano.

Cuidar deste património é um pequeno passo no respeito pelo legado que nos foi deixado em tempos difíceis. Fazer com que seja reconhecido o seu valor, assegurando a sua preservação e classificação, é, enfim, assegurar a sua transmissão às gerações futuras.

A Câmara Municipal e os seus serviços, têm de ter nas suas mãos o controlo e a jurisdição do património municipal, nele incluindo o património rural. Existem estudos, não muito distantes no tempo, por exemplo: (Projeto Euroscapes 2010-2013, Incorporação no SIPA 1988-2010 e PDM), que se encontram na posse da Câmara, que aprofundaram este tema e elaboraram documentos bastantes exaustivos que devem ser a base de um novo modelo de gestão do património rural.

Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Loures reunida hoje, dia 22 de Setembro de 2016, delibera:

1.     Saudar todas e todos os cidadãos que se levantaram e aqui vieram denunciar o atentado ao seu património coletivo;

2.     Recomendar ao Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões a reposição da traça original dos lavadouros de Ribas de Cima;

3.     Apelar ao Sr. Presidente da Câmara a mobilização dos seus serviços, de modo a acompanhar as obras, para que a sua conclusão não se eternize no tempo;

4.     Recomendar à Câmara Municipal, no sentido de salvaguardar a identidade e a memória colectiva do Município de Loures,visando a preservação da beleza da ruralidade saloia, que sejam desenvolvidas ações tendentes à preservação, valorização e salvaguarda do património rural edificado de utilização colectiva, iniciando desde já a análise técnica do valor patrimonial com vista ao início do procedimento de classificação deste património como de interesse Municipal.

Loures, 22 de Setembro de 2016

O Eleito pelo Bloco de Esquerda