Share |

André Julião é o candidato do Bloco à União das freguesias de Moscavide e Portela

André Julião, Moscavide e Portela

Teve lugar ontem em Moscavide a apresentação pública do candidato do Bloco à União das freguesias de Moscavide e Portela. Além da intervenção de André Julião, cabeça de lista á Freguesia, esta apresentação contou também com a presença e intervenção de Fabian Figueiredo, candidato à Câmara Municipal de Loures.
André Julião afirmou que "Para o Bloco de Esquerda, construir uma freguesia melhor é construir uma freguesia com todos e para todos. É olhar cada pessoa como uma pessoa e ver cada caso como um caso. É conhecer cada palmo e sentir cada problema como se fosse nosso. E isso só pode acontecer se olharmos para as dificuldades de cada um e trabalharmos em conjunto". 

Veja em baixo, a intervenção na íntegra:

Chamo-me André Julião e sou filho desta terra que nos une, como todos vós. Vivo nesta freguesia desde que me conheço. Cresci, estudei e trabalho aqui e foi aqui que decidi construir família e vê-la crescer. É uma terra com todas as condições para ser um lugar maravilhoso para viver e para criar filhos e netos.

Moscavide e a Portela, unidos por decreto numa única freguesia, são lugares diferentes, mas que, ao longo dos anos, partilham uma história comum. Mas governações contínuas de PS e PSD/CDS conduziram Moscavide e a Portela por caminhos errados, com apostas falhadas e resultados desastrosos.

Neste ano, em que se celebram 4 décadas de Poder Local, Moscavide e a Portela são hoje dois lugares sem alma, sem chama e de costas viradas para quem mais interessa: as pessoas! Meros «hostels» da capital, dormitórios com um trânsito caótico a qualquer hora do dia ou da noite.

É com uma imensa preocupação que os filhos da terra, desta terra, olham hoje para o estado a que chegaram Moscavide e a Portela, abandonadas à sua sorte, vítimas de vícios governativos próprios de um caciquismo estrutural e há muito instalado.

É para dar a volta a este cenário triste e preocupante que o Bloco de Esquerda apresenta, aqui, hoje, uma candidatura de pessoas diferentes. De gente que se importa com gente. De pessoas que têm vontade de fazer diferente. De fazer melhor!

Já provámos que podemos ajudar a dar a volta ao texto e fazer mais e melhor. Já o provámos a nível nacional e vamos prová-lo também a nível local, em cada concelho, em cada freguesia, em cada lugar. 

Vamos, também aqui, dar a volta ao texto e reparar os erros sucessivos cometidos ao longo dos anos. Vamos fazer de Moscavide e da Portela locais onde dê prazer estar, viver, conviver e ver os filhos crescer. Vamos dar voz às pessoas e, todos juntos, construir um lugar melhor para todos.

E construir, para nós é:

Abrir o orçamento às pessoas e criar um Orçamento Participativo onde todos possam ser ouvidos e ajudar a decidir o que fazer.

É criar creches públicas e acessíveis a todos e não apenas a quem pode pagar.

É construir parques infantis e recintos desportivos de que todos possam usufruir, e não apenas quem pode pagar.

É criar pequenas equipas para ajudar nos arranjos e reparações lá de casa.

É estender uma rede de acesso à Internet sem fios gratuita nos locais públicos da freguesia.

É criar um serviço de apoio a pessoas idosas e com mobilidade reduzida, incluindo apoio domiciliário e deslocações.

Mas, não só! Para o Bloco de Esquerda, construir uma freguesia melhor é construir uma freguesia com todos e para todos. É olhar cada pessoa como uma pessoa e ver cada caso como um caso.

É saber que Moscavide tem poucos espaços verdes e parques para as crianças. É conhecer a falta de iluminação perto das escolas da Portela. É lidar todos os dias com os problemas de trânsito e estacionamento na vila de Moscavide. É compreender que há reformados com dificuldades em pagar rendas de 250 euros no Bairro da Vitória. É saber quantos acidentes ocorrem todas as semanas no cruzamento da Avenida do Ralis com a Avenida da República.

É conhecer cada palmo e sentir cada problema como se fosse nosso. E isso só pode acontecer se olharmos para as dificuldades de cada um e trabalharmos em conjunto para dar mais força. Mais força,

1.      À Economia, com uma aposta forte em eventos virados para a Gastronomia, para o Turismo e para atrair visitantes dos concelhos vizinhos. Podemos falar de um Festival do Petisco, com mesas corridas ao longo da vila para receber clientes de toda a região. Podemos falar de uma Festa dos Anos 30, de uma Rota das Tascas ou de uma Feira das Lojas com História.

2.      Trabalharmos em conjunto também para dar mais força à Cultura, com o regresso dos eventos culturais para todos. E aqui, falar de Ciclos de Cinema ao Ar Livre, de Festivais de Teatro de Rua e de um maior apoio às iniciativas culturais nascidas na freguesia.

3.      Para dar mais força igualmente ao Ordenamento do Território, criando parques de estacionamento nas entradas da vila, permitindo ao trânsito fluir e aos residentes estacionar sem dificuldade. Ou criando talões de desconto e isenção de parqueamento que os comerciantes possam oferecer aos seus clientes.

Dar mais força à freguesia são propostas concretas, são soluções para os problemas de todos e de cada um. E é isso que o Bloco de Esquerda vai fazer também na vila de Moscavide e na Portela.

Dizemos: “São sempre os mesmos a mandar nisto. Eu nem sequer lá vou, não vale a pena!” Mas este problema, que compreendo, tem uma solução. Escolher de forma diferente, quando chegar o momento de escolher quem pode gerir a nossa terra.

E a resposta é simples: “Aqui mandamos todos: todos os que vivem e trabalham, vão à escola e gozam a merecida reforma neste espaço, neste nosso vale que leva ao Tejo.” A nossa força é poder mudar, pela força da nossa vontade! E, todos juntos, fazer diferente… fazer melhor!