Share |

Nota sobre os resultados eleitorais em Loures

Mapa Loures, autárquicas 2013

Na sequência dos resultados eleitorais de domingo, o Bloco de Esquerda de Loures saúda a candidatura da CDU, vencedora das eleições, e em particular Bernardino Soares.

O Bloco congratula-se com o fim da gestão da Câmara de Loures pelo Partido Socialista. A campanha e a votação do Bloco constituíram um importante contributo para esse resultado. O Bloco obteve 2600 votos (3,1%) na lista para a Câmara e 3200 votos (4%) na lista para a Assembleia Municipal. A bipolarização entre o PS e a CDU fomentou uma lógica de "voto útil" que afastou o Bloco do objetivo de eleger, pela primeira vez neste concelho, um vereador.

À mudança política saída das eleições devem corresponder agora mudanças concretas no município, como é expectativa popular. Essas mudanças deverão enfrentar o governo da direita, pela rejeição da austeridade e do ataque às autarquias, pela rejeição dos partidos que impõem a devastação do país.

Na Assembleia Municipal, onde o Bloco mantém um mandato, Carlos Gonçalves representará a coerência de um programa focado em prioridades - habitação, transportes, apoio social. Ricardo Nunes, eleito para a assembleia da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, conduzirá a sua atuação pelas mesmas linhas.

Independentemente do resultado eleitoral, todas e todos os ativistas do Bloco de Loures estão de parabéns pela campanha realizada, num cenário político adverso. Num concelho onde a votação do Bloco desceu um ponto percentual face a 2009, é importante salientar os resultados na freguesia de Bucelas, onde o Bloco passa de 2,8% para 6,9%, ficando à beira da eleição de Pedro Peres para a assembleia de freguesia. O Bloco orgulha-se da campanha que realizou em todo o concelho de Loures. Com o seu empenho, os bloquistas contribuíram para o esclarecimento político e para uma proposta concentrada na resposta à crise e nos problemas locais. No concelho de Loures, formou-se uma equipa empenhada e aberta, onde o debate e a imaginação tiveram lugar no contacto direto com as populações.Os autarcas eleitos pelo Bloco serão sempre um factor de transparência sobre a atuação da Câmara e de coerência em nome dos interesses das populações. O Bloco deseja-lhes bom trabalho.  

Ler Também:  Nota da Comissão Política do Bloco de Esquerda sobre os resultados eleitorais