Share |

SEPARAR AS FREGUESIAS DE FRIELAS E SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS

BLOCO INSISTE: A PALAVRA ÀS POPULAÇÕES

O Bloco de Esquerda criticou a natureza "muitíssimo limitada e redutora" das propostas feitas no parlamento pelo PCP (projetos de lei 909/XIX e 910/XIX) no sentido de reverter a fusão de freguesias de Frielas e Santo António dos Cavaleiros. 

Na Assembleia Municipal de Loures de 9 de Julho, o deputado municipal do Bloco invocou os resultados para o concelho de Loures da Reorganização Administrativa promovida pela troika e pelo governo. Para o Bloco, a fusão das freguesias de Unhos, Apelação e Camarate, por exemplo, "multiplicou por três os muitos problemas que cada uma tinha".

Desde a primeira hora, o Bloco de Esquerda, condenou a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, rude golpe na democracia local herdada de Abril. No combate a este processo, o Bloco assumiu a diferença: uma reforma desta natureza deveria fazer-se com as populações e não contra as populações. O Bloco defendeu a participação popular, não apenas através da facilitação de iniciativas legislativas de cidadãos sobre esta matéria, como propondo a realização de referendos locais vinculativos.

Ora, foi exatamente isso que foi recusado por todos os outros partidos representados na Assembleia da República (CDS, PSD, PS, PCP e PEV). Se houve partido empenhado na audição das populações, esse partido foi o Bloco de Esquerda. Mesmo se esteve, tantas vezes, sozinho.