Share |

André Julião: "Aqui mandamos todos, os que aqui vivem ou trabalham"

André Julião é o cabeça de lista do Bloco à União das Freguesias de Moscavide e Portela.

Discurso de André Julião, jornalista, 37 anos, cabeça de lista do Bloco de Esquerda à União das Freguesias de Moscavide e Portela, na apresentação da candidatura autárquica no Bairro Municipal da Vitória, na Portela, que decorreu no dia 1 de julho de 2017.  Ver fotogaleria da sessão pública aqui.

Amigos, amigas, camaradas, cidadãos e cidadãs da freguesia da Portela e Moscavide

O meu nome é André Julião e sou o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia da Portela e Moscavide.

Vivo nesta freguesia há 37 anos e é com muita tristeza e preocupação que vejo o estado a que chegou. Anos e anos de governação de direita (PSD e CDS) levaram a Portela por caminhos errados, com resultados desastrosos.

São hoje muitos e graves os problemas que afetam a nossa freguesia: trânsito caótico, acidentes graves, falta de iluminação nas escolas, insegurança, falta de apoio social.

Como é possível que a Junta de Freguesia tenha uma creche onde tenhamos de pagar 300 euros por mês para lá ter as nossas crianças?

Como se pode ficar indiferente aos idosos que, mesmo aqui, no Bairro da Vitória, têm muitas dificuldades em pagar rendas de 250 euros e mais?

Uma Junta de Freguesia não serve só para fazer festas, corridas e concertos. Uma Junta de Freguesia tem a obrigação de ouvir e ajudar as pessoas, os seus fregueses, quem os elegeu!

Será que custa muito colocar iluminação no caminho que os nossos filhos fazem para ir para a escola? Será muito difícil compreender que há cruzamentos onde todas as semanas há acidentes graves, mesmo aqui a 50 metros de nós?

Mas que presidente de Junta não vê estes problemas? Como é possível ficar indiferente?

É para dar a volta a este cenário triste e preocupante que o Bloco de Esquerda apresenta, aqui, hoje, uma candidatura de pessoas diferentes. De gente que se importa com gente. De pessoas que têm vontade de fazer diferente. De fazer melhor!

Já provámos que podemos ajudar a dar a volta e fazer mais e melhor. Já o provámos a nível nacional e vamos prová-lo também a nível local, em cada freguesia, em cada lugar. E aqui na Portela também!

Vamos, também aqui, dar a volta e reparar os erros cometidos ao longo dos anos pela Direita nesta freguesia. Vamos fazer da Portela um local melhor para estar, para viver e ver os filhos e netos a crescer. Vamos dar voz às pessoas e, todos juntos, construir um lugar melhor para todos.

Vamos:

·       Criar um Orçamento Participativo onde todos possam ser ouvidos e ajudar a decidir o que fazer.

·       Criar creches públicas e acessíveis a todos e não apenas a quem pode pagar.

·       Construir parques infantis e recintos desportivos para todos, e não apenas para quem pode pagar.

·       Criar pequenas equipas para ajudar nos arranjos e reparações lá de casa.

·       Estender uma rede de acesso à Internet sem fios gratuita nos locais públicos da freguesia.

·       Criar um serviço de apoio a pessoas idosas e com mobilidade reduzida, com apoio domiciliário e deslocações.

Mas, não só! Para o Bloco de Esquerda, construir uma freguesia melhor é construir uma freguesia com todos e para todos. É olhar cada pessoa como uma pessoa e ver cada caso como um caso.

São propostas concretas, são soluções para os problemas do dia-a-dia de cada um. E é isso que o Bloco de Esquerda vai fazer na freguesia da Portela e Moscavide.

Dizemos: “São sempre os mesmos a mandar nisto. Eu nem sequer lá vou, não vale a pena!” Mas este problema tem uma solução. Escolher de forma diferente, quando chegar o momento de escolher quem pode gerir e mandar na nossa terra. Votar em quem nos defende!

Porque aqui mandamos todos: os que vivem e trabalham ou já trabalharam. A nossa força é poder mudar, pela força da nossa vontade! E, todos juntos, fazer a diferença! Fazer melhor!