Share |

Raquel Vitorino é a Mandatária da Juventude da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda Loures

Raquel Vitorino, 21 anos, frequentou o ensino básico na E.B 2,3 Luís de Sttau Monteiro e o ensino secundário na Escola Secundária José Afonso, onde ingressou no curso de Línguas e Humanidades. Praticou algumas modalidades desportivas no concelho, tendo jogado andebol pelo Grupo Sportivo de Loures e participado em campeonatos regionais de atletismo em representação da sua escola básica.

Aos 18 anos entrou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estando atualmente a terminar o segundo ano de Licenciatura em História da Arte. Foi nessa altura que o seu interesse pela política se desenvolveu e sentiu a necessidade de participar ativamente nas lutas em que se revia.

A memória da condição precária em que se encontrou, juntamente com a sua família, durante e após os anos da troika em Portugal foi uma das razões que a levou a querer fazer parte da luta contra as desigualdades sociais e a querer envolver-se politicamente nessas questões. Em 2019, durante a campanha para as eleições legislativas, aderiu ao Bloco de Esquerda.

Iniciou o seu ativismo participando em diversas manifestações do movimento estudantil e em vários coletivos, como a Greve Feminista, a Greve Climática Estudantil e O Cravo, e participanto em associativismo estudantil, tendo feito parte de listas candidatas à Associação de Estudantes da sua faculdade. O seu ativismo prende-se sobretudo com a luta feminista, a luta da comunidade LGBTQI+ e a luta estudantil.

Raquel Vitorino tem como objetivo para esta candidatura combater a abstenção por parte dos mais jovens nas eleições autárquicas, acreditando que os jovens não são politicamente desinteressados e que têm vontade de se envolver nas decisões locais.