Share |

Bloco faz aprovar moção para criação de Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal de Loures

A recomendação bloquista para elaboração de diagnóstico local também aprovada.

O GACIL tanto pode funcionar num espaço fixo na sede do concelho como rotativamente e semanalmente ter o Gabinete em freguesias centrais diferentes. O espaço vai permitir ao cuidador informal recorrer a um atendimento e acompanhamento psicológico e social, a título gratuito.

O Bloco de Esquerda fez aprovar, na Assembleia Municipal de Loures do passado dia 7 de março, uma moção para a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal de Loures. A moção foi aprovada por unanimidade.

Esta medida, inovadora a nível nacional, tem como objetivo a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal de Loures (GACIL), um espaço onde o cuidador informal poderá recorrer a um atendimento e um acompanhamento psicológico e social, a título gratuito.

O GACIL tanto pode funcionar num espaço fixo na sede do concelho como rotativamente e semanalmente ter o Gabinete em freguesias centrais do concelho.

Recomendação bloquista para elaboração de diagnóstico local também aprovada

O Bloco fez ainda aprovar uma recomendação, também por unanimidade, para a elaboração de um diagnóstico local que, com rigor e minúcia, estude o território no que toca a esta problemática dos cuidadores informais, nomeadamente caracterizando a realidade em que vivem as pessoas idosas que necessitam de apoio e recolhendo dados sobre as situações de prestação de cuidados informais que já ocorrem.

A recomendação estatui ainda que a Câmara Municipal de Loures efetue as diligências necessárias junto do Governo, por via do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para que seja reconhecido com todos os seus direitos o Estatuto do Cuidador Informal com a respetiva afetação orçamental e necessária revisão legal.