Loures: Assembleia Municipal, Declaração do BE

Carlos Gonçalves, eleito na Assembleia Municipal de Loures

Declaração do eleito de BE, Carlos Gonçalves, na sessão da Assembleia Municipal, que elegeu os membros da Mesa da Assembleia, na sequência das eleições de 1 de Outubro.

Discurso:

Quero, em nome da candidatura do Bloco de Esquerda, em primeiro lugar, saudar todos os cidadãos e cidadãs do município de Loures, que no passado dia 01 de Outubro assumiram através do voto a sua escolha para a composição dos diferentes órgãos autárquicos do concelho.

Saudamos ainda todos os cidadãos e todas as cidadãs que compuseram as listas do Bloco de Esquerda nestas eleições autárquicas, reunindo diferentes gerações e experiências de exercício de cidadania, que contribuíram para a afirmação de um projecto político e um programa, numa campanha positiva e junto das pessoas.

O concelho de Loures está  de parabéns!

Se há quatro anos a instalação e tomada de posse dos orgãos autárquicos, estava marcada, pela politica de direita, em que o peso do garrote da governação do PSD e CDS, mais os seus mentores da Troika, ditaram a destruição da economia, com familias desfeitas, tanto socialmente como economicamente, e que inclusivé levou a perdas de vidas, neste momento, e desde as eleições legislativas de 2015, estamos perante uma recuperação da dignidade humana, dos valores sociais e económicos prepoderantes, para que a população do nosso país possa, finalmente respirar e ser feliz, o que se deve à viragem à esquerda da governação.

O Bloco de Esquerda, afirma mais uma vez, que o concelho de Loures, está de parabéns, é que se o expectro duma governação de direita, a nível nacional, está posta de lado, para estas eleições autárquicas aqui em Loures, os municipes, foram confrontados, com uma candidatura de extrema direita, racista, xenófoba, personificada na candidatura do cabeça de lista do PSD à Camara, tendo a resposta destes sido inequivoca, elegendo os partidos de esquerda com uma larga maioria, nos diversos orgãos autarquicos, destruindo assim o balão de ensaio, aqui e assim a nível nacional, de um ataque da extrema direita à moda trumpista.

Foi esse o sentido da vontade popular expressa nos resultados do passado dia 01 de Outubro. O povo de Loures confirmou que quer uma politica de esquerda, na Camara com a CDU e o PS presentes, e ainda na Assembleia Municipal com o Bloco de Esquerda.

Sendo a Assembleia Municipal, por força das suas competências legais, o principal órgão fiscalizador do Executivo Municipal, o Bloco de Esquerda, manterá, no presente mandato, o mesmo compromisso com os cidadãos e  cidadãs, ou seja uma força presente e activa, onde o seu papel não deve resumir-se a uma mera observação e fiscalização do trabalho da Câmara Municipal, mas sim expor e propor soluções, nesta mesma Assembleia Municipal, todas as questões que preocupam os munícipes.

Foi com esta postura, precisamente que o Bloco de Esquerda, procurou com a sua presença na Assembleia Municipal de Loures: trazer os temas mais importantes para a vida colectiva e fazer as batalhas políticas pela democracia e pela cidadania. Trazer a esta sede, através da nossa voz, os problemas concretos dos nossos municipes, como foram os casos da destruição dos Lavadouro de Ribas de Cima, a poluição ambiental no Bairro de São Francisco, em Camarate, o complexo problema da Associação Chão dos Bichos, de forma a dar solução a centenas de cães e gatos abandonados.

Apesar de não termos conseguido eleger um vereador para a Câmara Municipal, continuaremos a lutar para honrar o nosso programa em prol da população, aspeto este que será uma continuidade, relembrando com orgulho, entre muitos dos documentos aprovados nesta Assembleia, a atribuição automática de Tarifa Social de Água em Loures, que beneficiará com esta aprovação onze mil famílias, e, ainda o Orçamento Participativo.

Desde já nos congratulamos com a erradicação por parte da Câmara Municipal de Loures, dos Contratos Emprego-Inserção, porém e sabendo da sua existência, na maior parte das Juntas de Freguesias que compoêm o nosso concelho, alertamos e exoltamos, os respetivos presidentes dessas Juntas, para tal como o executivo camarário o fez, o façam também.

O Bloco de Esquerda assumirá também o compromisso central da reabilitação urbana, que melhore as condições de acesso à habitação propondo a criação de uma Bolsa Social de Arrendamento. Continuaremos a defender políticas sociais de apoio a crianças e jovens, continuaremos a defender a criação de uma rede das creches públicas municipais e de equipamentos sociais em falta.

Persistiremos na luta contra o privilégio e monopólio do “Grupo Barraqueiro”, pois os interesses privados não podem estar à frente das necessidades dos munícipes e visitantes do concelho, e claro está, para que o concelho de Loures seja servido pelo Metro.

Por fim e para concluir estão criadas todas as condições, para uma governação à esquerda, sem participação de forças de direita, como no mandato anterior, com a relevancia de que se houvesse, qualquer acordo na atualidade, estaríamos a lidar com uma força de direita encabeçada por um lider de extrema direita, o que de todo seria um ultrage à democracia, e à  politica de esquerda, face aos resultados eleitorais.

O Bloco de Esquerda estará presente nesta Assembleia em representação dos lourenses e para os lourenses.

A todas e todos um bom trabalho.

Carlos Gonçalves