Share |

Discurso de tomada de posse de João Martins, eleito do Bloco na Assembleia de Freguesia de Sacavém e Prior Velho

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Membros da Mesa, Senhoras Eleitas e Eleitos da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Senhoras e Senhores membros da assistência presencial e online, Sacavenenses e Priorenses:

É com grande alegria e sentido de responsabilidade que aqui me encontro, a assegurar, pela primeira vez, a representação do Bloco de Esquerda nesta Assembleia. Apresentamo-nos neste mandato para dar voz aos fregueses que gostariam que a nossa terra fosse diferente: uma terra com mais igualdade, com uma gestão mais próxima das pessoas, mais progressista, mais sustentável e mais solidária.

Hoje moram em Sacavém e Prior Velho mais pessoas que simplesmente não conseguiam sustentar as rendas proibitivas de Lisboa e escolheram a nossa terra para viver. Temos de dar respostas a essas pessoas e a quem já cá vivia. E essa resposta tem de consistir em melhor habitação, melhores transportes, melhor saúde, mais educação e numa melhor qualidade de vida no geral.

Acreditamos que podemos transformá-la num lugar melhor para viver, mais confortável, mais amigo do ambiente e com mais habitação acessível e é nesse sentido que dirigiremos as nossas propostas ao longo deste mandato.

Acreditamos numa UF com mais dinamismo e digitalização e com mais gestão de proximidade. Como é que estamos em 2021 e ainda não temos orçamentos participativos? Iremos pugnar para que isso se torne finalmente uma realidade.

Queremos uma UF com comércio local bem vivo. Iremos propor a criação de um diretório online de comerciantes e pequenos negócios para dinamizar o comércio local e estamos abertos para apoiar outras propostas que visem essa dinamização. Neste sentido também consideramos que deve ser fomentado o comércio na Urbanização Terraços da Ponte, que hoje é um excelente dormitório, mas sem vida. Queremos ser a voz dos comerciantes e moradores afetados pelas obras do Caneiro, garantindo que recebem as compensações que lhes foram prometidas e que as inspeções aos edifícios danificados irão ocorrer sem sobressaltos imediatamente logo após o término das obras. Foi graças à iniciativa do Bloco que, após a demonstração fortíssima do descontentamento de comerciantes e moradores, se convocou uma reunião da Comissão do Território, Mobilidade, Urbanismo, Habitação e Turismo em que foi possível confrontar o empreiteiro e o executivo e assim exigir respostas e compromissos de ambas as partes. É assim que deve funcionar a democracia local, e estamos cá para fazer a nossa parte.

Acreditamos que podemos pôr as pessoas a mexer e a praticar mais desporto ao ar livre! Propomos por exemplo a realização regular de eventos de fitness nas praças que estão a ser renovadas, em colaboração com os ginásios e coletividades da UF. Estes eventos têm potencial para trazer pessoas de fora e contribuir para o aumento de faturação do comércio local. Mais desporto é mais saúde e é mais sentido de comunidade, capaz de envolver miúdos e graúdos. Os nossos idosos merecem ser envelhecer com dignidade e é por isso que além dessas iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis, defenderemos sempre a concretização de uma antiga aspiração da nossa comunidade: a construção de um lar de idosos.

Queremos vida nas nossas praças e espaços verdes, queremos mais fruição do espaço público. É por isso que acreditamos também que podemos generalizar a utilização de bicicletas e mobilidade leve / elétrica na freguesia para pequenos trajetos e ligação ao comboio e ao futuro metro / elétrico rápido de superfície. Sim, porque no que depender de nós, Sacavém não ficará mais uma vez para trás: o LIOS (Linha Intermodal Sustentável) vai mesmo sair do papel e começará a servir a nossa população tão rápido quanto possível. Lutaremos para que no concelho de Loures também exista uma rede de bicicletas partilhadas, que foi um sucesso tremendo em Lisboa. E que as interfaces permitam o transporte ou estacionamento fácil destes modos de mobilidade. Lutaremos também para que a Câmara de Loures faça o seu papel na transição energética e climática, e replique o apoio que a Câmara de Lisboa dá para a aquisição de meios de mobilidade elétrica a quem não vive, trabalha ou estuda na capital, e por isso fica de fora desse apoio. Mas não esquecemos também quem usa o automóvel porque não tem alternativa; lutaremos pela melhoria do estacionamento na UF e apoiaremos propostas para efetivar uma ligação à 2ª circular e/ou à CRIL. Estaremos atentos à manutenção das redes viárias para que não tenhamos de esperar mais 4 anos para poder ver algum tipo de manutenção. Não entendemos nem aceitamos que se dê preferência à requalificação de rotundas de que ninguém se queixava em detrimento da manutenção do asfalto à sua volta. Também não esqueceremos o crescente número de cidadãos que usam a bicicleta e lutaremos para que possam fazê-lo de forma segura através da construção de mais ciclovias. Um bom exemplo é a construção urgente de uma ciclovia entre as duas localidades da freguesia.

Queremos fazer as pazes com o Trancão! O rio é um património natural com enorme potencial e tem sido desvalorizado pelos sucessivos executivos. Queremos reabilitar as suas margens e torná-lo apelativo para passeios domingueiros, a pé ou de bicicleta e poder percorrer o trajeto ao longo da várzea de forma segura e confortável; manter o rio despoluído para a prática de desportos náuticos. Tiraram-nos o Tejo? Muito bem, então trabalharemos com o Trancão!

Queremos locais adequados para os nossos animais de estimação soltarem a sua energia, queremos um parque canino em condições. Lutaremos por campanhas de esterilização regulares, assim como de recolha de animais para o abrigo municipal.

Finalmente, uma palavra especial dirigida aos Priorenses. Com o Bloco, não serão os parentes pobres da UF como têm sido até aqui. Sabem que estamos convosco porque fomos contra a aprovação do Plano de Pormenor do Prior Velho. Porque este promove ainda mais a especulação imobiliária e a habitação de luxo e esquece totalmente a atribuição de uma fração das novas construções à habitação acessível, com rendas   que as pessoas possam pagar. Sabemos que é disso que necessitam as populações, não de mais hotéis e centros de conferências. E sabemos que também precisam que as constantes quebras no abastecimento de água de que têm sido vítimas cheguem ao fim.

Sacavenenses e Priorenses: podem contar com o Bloco para ser a vossa voz nas lutas de hoje e nas lutas que hão de vir. Estaremos cá, insistentes e incómodos, úteis e pró-ativos, como sempre tem sido apanágio do Bloco de Esquerda.