Share |

Bloco marca presença em manifestação contra touradas em Loures

No passado dia 24 de julho, uma delegação da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda esteve presente numa manifestação contra a realização de uma tourada no concelho. O evento foi realizado numa praça móvel instalada junto ao Parque da Cidade de Loures.

Na ocasião, a deputada municipal do Bloco em Loures, Rita Sarrico, disse ser “inaceitável que, em 2022, ainda se realizem estes eventos de maus-tratos a animais, usando a desculpa da tradição.”

Para a representante bloquista, “é também incompreensível o silêncio da autarquia de Loures e da junta de freguesia face a este evento. Loures não pode ser palco para tortura a animais. Porque tortura não é cultura.”

Recorde-se que Loures contou com a realização de uma tourada, licenciada pela Junta de Freguesia de Loures, face à indignação de muitos munícipes, utilizando a justificação da tradição para permitir a ocorrência do evento.

Há 16 anos que não havia corridas de touros em Loures
 

A tourada foi organizada pelo empresário tauromáquico António Pedro Vasco e contou com a participação dos cavaleiros Sónia Matias, David Gomes, Diogo Oliveira e do polémico João Moura.

Recorde-se que João Moura foi, em janeiro passado, acusado pelo Ministério Público (MP) de 18 crimes de maus-tratos a animais de companhia, ocorridos entre 2019 e 2020, na sua propriedade em Monforte, no distrito de Portalegre.

O Ministério Público anunciou, na ocasião, que deduziu acusação e requereu o julgamento do arguido.

João Moura foi detido pela GNR a 19 de fevereiro de 2020, por suspeitas de maus-tratos a animais, na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, em Monforte, tendo sido então apreendidos 18 cães, que se apresentavam subnutridos e com sinais evidentes de maus-tratos. 

Na altura, fonte da GNR adiantou que a detenção tinha surgido no seguimento de uma investigação realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Desde 2006 que não se organizavam corridas de touros no concelho de Loures. A tourada não contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures, embora a autarquia não se tenha oposto à sua realização.