Bloco propôs à Câmara Municipal o hasteamento da bandeira arco-íris no Dia Internacional de Combate à Homofobia

O Bloco de Esquerda redigiu uma carta aos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal propondo o hasteamento da bandeira arco-irís nos Paços do Concelho e no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no próximo domingo, 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia.

Leia a carta na íntegra

Pela defesa dos direitos da comunidade LGBTI+ no concelho de Loures

Considerando que:

1) Por força das restrições impostas pela pandemia COVID 19, as marchas pela defesa dos direitos da comunidade LGBTI+ estão a ser desmarcadas

2) As razões que levam tradicionalmente milhares pessoas à rua em defesa dos direitos LGBTI+ e pelo combate a todas formas de discriminação e violência não conhecem quarentena, mantendo a sua atualidade e pertinência;

3) No próximo dia 17 de maio se comemora o “Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia, data em que, no ano de 1992, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais;

4) Neste dia se pretende criar uma consciência global para a necessidade do combate da homofobia e transfobia, as iniciativas das instituições revestem-se, neste particular quadro pandémico, de adicional importância;

Vimos por esta via propor à Câmara Municipal de Loures e à Assembleia Municipal de Loures que, no próximo dia 17 de maio, seja hasteada a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho e no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte. Recomendamos ainda que a presente iniciativa seja divulgada junto da comunicação social e gravada para posterior divulgação no sítio institucional da autarquia na internet e nas suas respetivas contas nas redes sociais.