Share |

Bloco repudia afirmações “racistas graves” de André Ventura contra ciganos

Arquivo: Apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda, no Prior Velho. Foto de António José Baião.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures, Fabian Figueiredo, considerou as afirmações de André Ventura “inaceitáveis” e reveladoras de uma “ignorância e postura abertamente racista e discriminatória”. Bloco denuncia campanha eleitoral PSD/CDS ao estilo “Donald Trump” em Loures.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Loures, Fabian Figueiredo, reagiu hoje às polémicas afirmações de André Ventura, candidato da coligação PSD/CDS àquela autarquia, repudiando e considerando-as “extremamente graves”. Para Fabian Figueiredo, “as declarações de André Ventura são inaceitáveis, revelam ignorância e uma postura abertamente racista e discriminatória».

O candidato do Bloco acrescenta ainda que, “ao atacar as pessoas de etnia cigana, reproduzindo os mais básicos preconceitos, está a colocar em causa direitos elementares e a promover os piores sentimentos sociais”.

Trata-se de “um discurso de ódio, que é preciso denunciar e erradicar e que é ainda mais grave por se tratar de um candidato a presidente da Câmara Municipal de Loures”, defendeu Fabian Figueiredo. O candidato bloquista instou ainda os partidos da coligação de direita a “pronunciarem-se e dizerem se mantêm estas vergonhosas afirmações do seu candidato”, sustentando que “o seu silêncio equivale a um apoio intolerável a esta postura racista”.

Declarações racistas e ataque às minorias em Loures

André Ventura, candidato da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Loures, em entrevista ao site “Notícias ao Minuto” divulgada esta 4ª feira, 12 de julho, afirmou que “temos tido uma excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas”, em alusão às pessoas de etnia cigana do concelho.

Instigando o ódio racial e os piores sentimentos racistas e xenófobos, o candidato do PSD/CDS sustentou ainda: “Não compreendo que haja pessoas à espera de reabilitação nas suas habitações, quando algumas famílias, por serem de etnia cigana, têm sempre a casa arranjada”.

Insistindo nas frases feitas racistas, o cabeça de lista da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Loures disse ainda: “Já para não falar que ocupam espaços ilegalmente e ninguém faz nada”. Estas são as premissas que, segundo André Ventura, justificam a sua proposta de implementação de um sistema de videovigilância no concelho.

Para que ficasse claro que estas declarações não se tratam de uma “gaffe” nem foram retiradas do contexto, o candidato do PSD/CDS à autarquia de Loures sublinha na sua conta de Facebook: “é nisto que eu acredito”.

Candidatura ao estilo “Donald Trump”

Confirmando o que vaticinava há poucas semanas, em entrevista ao jornal local Notícias de Loures, Fabian Figueiredo reafirma que “a candidatura do PSD/CDS, encabeçada por André Ventura, prepara-se para fazer uma campanha ao pior estilo de Donald Trump, procurando ganhar votos e atenção mediática a jogar com estereótipos sociais e com o medo das pessoas”.

O candidato bloquista e adversário de André Ventura na “corrida” à autarquia adianta ainda que “não precisamos de mais combustível para o conflito, precisamos de coesão social”, até porque “os lourenses também não se esquecem das consequências do governo PSD/CDS: degradação dos serviços públicos, aumento do desemprego e da emigração forçada e cortes nas prestações sociais, nos salários e nas pensões”.

O Bloco de Esquerda de Loures repudiou totalmente as declarações do candidato da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Loures, considerando que André Ventura “não pode simplesmente atacar publicamente pessoas da nossa comunidade, de forma chocantemente discriminatória, com base na cor da pele ou na origem étnica”.

Para os bloquistas de Loures, “André Ventura demonstra bem o projeto de segregação social da direita para o concelho de Loures e para o país”.