Bloco saúda a luta dos utentes dos transportes

Manif CUTSAC/F

Tanto da assembleia de freguesia de Santo António como na assembleia municipal de Loures, o Bloco apresentou uma saudação a todas as ações de luta que a CUTSAC/F  tem vindo a desenvolver desde o início do ano na defesa dos transportes públicos, e em particular a manifestação que no passado dia 27 saiu à rua na freguesia.

SAUDAÇÃO
Os moradores de Santo António dos Cavaleiros deram corpo a uma manifestação organizada pela Comissão de Utentes dos Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas (CUTSAC/F), que no passado dia 27 de novembro saiu à rua, num inexcedível ato de cidadania e de luta pela melhoria do serviço prestado na Freguesia pela empresa Barraqueiro Stº António.

Os manifestantes que se juntaram ao primeiro protesto na história da freguesia, pretendem que o Governo e a Barraqueiro resolvam um conjunto de situações que diariamente dificultam a mobilidade dos utentes desta freguesia.

O grupo Barraqueiro há muitos anos que detém o monopólio das carreiras nesta freguesia, uma das mais populosas do país, não respeitando os direitos dos utentes. Contudo, e exatamente por ser a única, não só não cumpre o transporte adequado com qualidade, como detém duas coroas, portanto dois passes diferentes (LA e LB) dentro da mesma Freguesia.

A inexistência de uma tarifa urbana, a falta de ligação ao Metro de Odivelas, a não-aceitação do Passo Social (Intermodal), a má qualidade das viaturas, a total ausência de informação sobre horários e tarifas, bem como o Passe Combinado e o título Pré-comprado com as tarifas mais elevadas em comparação com todos os outros operadores da área metropolitana de Lisboa, são alguns dos exemplos da injustiça a que estão sujeitos os moradores desta freguesia.

A existência de um Hospital na freguesia e os milhares de utentes que o utilizam, carecia de uma atitude diferente por parte desta Empresa, criando carreiras ou alterando trajetos que permitissem aos utentes uma melhor mobilidade. Tal não acontece.

Esta situação, que tem tido a anuência dos sucessivos governos, tem que ser alterada, numa altura em que se discutem na Área Metropolitana de Lisboa as alterações de tarifários, coroas e concessões.

A reação do maior grupo privado de transportes públicos da península ibérica, tem sido a de ignorar completamente as mais que justas reivindicações dos utentes e de desprezo total pela Comissão de Utentes CUTSAC/F.

A ação dos moradores e da CUTSAC/F manifestam uma patente vontade coletiva de resistir às injustiças de que são alvo, mas também não abdicando de apresentar e fundamentar propostas alternativas, constituindo um exemplo de combatividade e um facto que esta Assembleia não pode ignorar.

Os transportes públicos de qualidade e em quantidade suficiente constituem um direito democrático e um sinal de modernidade.

Um sistema de transportes eficiente é um garante da qualidade de vida das populações.

É neste contexto que a assembleia de freguesia saúda e valoriza todas as ações de luta que a CUTSAC/F  tem vindo a desenvolver desde o início do ano na defesa dos transportes públicos!

Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas reunida em 16 de dezembro de 2014:

1 - Saúda todos os utentes e a Comissão de Utentes dos Transportes de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, manifestando a sua solidariedade com a luta por mais e melhores transportes públicos na freguesia;

2 - Saúda a manifestação de 27 de novembro e solidariza-se com as todas as ações de luta com vista à melhoria das condições de mobilidade na freguesia.