Share |

Bloco defende "expansão prioritária" do Metro para Loures

Proposta de recomendação bloquista que defende "expansão prioritária" do Metropolitano de Lisboa para o concelho de Loures recolheu apoio unânime na Assembleia Municipal de Loures.

Leia a recomendação na íntegra:

Pela expansão prioritária do Metro para o concelho de Loures

A opção do Governo em adiar, uma vez mais, a expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o concelho de Loures é um erro histórico e um defraudar de legítimas expetativas criadas por sucessivos governos a milhares de cidadãos dos concelhos limítrofes da capital.

Esta decisão vai continuar a prejudicar amplamente as populações do concelho de Loures, nomeadamente milhares de famílias que se deslocam diariamente para Lisboa para trabalhar ou estudar, perdendo horas no trânsito por falta de alternativas viáveis ao nível dos transportes públicos que, como se sabe, em Loures são manifestamente insuficientes.

É uma opção que torna a vida das famílias lourenses mais difícil e mais dispendiosa. Além disso, é uma opção que não tem em conta a deslocação crescente de muitas famílias para os concelhos vizinhos da capital, fruto do aumento selvagem das rendas habitacionais em Lisboa.

A expansão do Metro deveria ser feita no sentido se tornar este meio de transporte cada vez mais um transporte da área metropolitana de Lisboa, integrando-se com outros e permitindo às populações de Loures e de outros concelhos vizinhos tornar o seu trajeto para Lisboa mais rápido, mais simples, mais barato e muito mais ecológico.

Assim, nos termos regimentais aplicáveis, a Assembleia Municipal de Loures, reunida na 1ª Sessão Ordinária de 17 de janeiro de 2019, delibera:

1) Recomendar à Câmara Municipal de Loures que envide todos os esforços junto do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas para inverter esta decisão;

2) Recomendar à Câmara Municipal de Loures que proteste na Área Metropolitana de Lisboa contra esta decisão, procurando demover o seu presidente desta opção errada;

3) Recomendar à Câmara Municipal de Loures que procure saber, junto da Assembleia da República, qual o estado da petição ‘Pela Expansão da rede de Metropolitano no concelho de Loures’;

Remeter a presente Recomendação a:

- Presidente da República

- Primeiro-Ministro

- Ministro do Planeamento e das Infraestruturas

- Grupos Parlamentares da Assembleia da República

- Área Metropolitana de Lisboa

- Câmara Municipal de Lisboa

- Assembleia Municipal de Lisboa

- Câmara Municipal de Loures

- Juntas de Freguesia do concelho de Loures

- Assembleias de Freguesia do concelho de Loures

- Comunicação social local e nacional

- Administração do Metropolitano de Lisboa

- Comissão de Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa