Discurso de tomada de posse de António Baião Costa, eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia da União de Freguesia de Santo António e Frielas, para o mandato de 2021-2024

Antes de mais, quero cumprimentar todos os representantes da nova Assembleia e Junta de Freguesia, resultado da vontade popular expressa nas eleições do passado dia 26 de Setembro. Cumprimentar todos os cidadãos e cidadãs de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, assim como todos os convidados aqui presentes.

O Bloco de Esquerda está de regresso a esta Assembleia e gostava nesta breve intervenção, referenciar alguns assuntos para os quais iremos propor reflexões e propostas.

Há 16 anos que o Bloco elege um representante nesta autarquia.

E muitos tem perguntado o que é que um eleito para esta Assemleia pode fazer pela freguesia?

Respeitando a vontade eleitoral, pode fiscalizar, apresentar e propor medidas relacionadas para bem estar da população.

Assim, o que tem feito o Bloco nesta autarquia?

Na Frente Autarquica, o Bloco de Esquerda, por intermádio do seu eleito Manuel Silvestre, conseguiu com as suas proposta e moções:

- A substituição do herbicida “Glifosato” por uma solução ecológica;

- A substituição gradual do mobiliário urbano, particularmente bancos de jardim;

- Utilização gratuita de computadores com internet, em instalações da Junta;

- A eliminação de barreiras arquitetónicas, com o rebaixamento de todos os passeios, nas zonas das passadeiras;

- A automatização da rega, permitindo deste modo uma poupança de água na ordem dos 40%.

- Arranjos paisagísticos nas zonas ajardinadas, com utilização de prado de sequeiro, pedras ornamentais e cascas de árvores, em substituição da relvas grande consumidora de água.

- Iluminação do jardim, da rua João Branco Núncio.

- Criação da Hortas Urbanas / Comunitárias, na urbanização do Conventinho.

- Reparação e restauro da torre, do relógio e do bebedouro público da Praça D. Miguel I.

Além disso, as propostas de alteração do Bloco, no Regimento da Assembleia de Freguesia, melhoraram significativamente a qualidade da democracia neste órgão.

Também, proposto pelo Bloco de Esquerda, ao fim de uma luta prolongada, foi aprovado a relização do Orçamento Participativo.

Assim, por intermédio do Orçamento Participativo 2020:

- A “Gimno Frielas – Associação Desportiva Cultural e Social de Frielas”, adquiriu material, destinados à prática de atividades gímnicas;

- O “Rancho Folclórico Etnográfico “Os Frieleiros”, restaurou espólio museológico:

-A “Escola Secundária José Cardoso Pires”, construiu um sistema de rega para aproveitamento de água de nascente do jardim da Escola;

- O “Sport Clube de Frielas”, removeu a cobertura em fibrocimento dos balneários, colocando de nova cobertura livre de amianto;

Para o Orçamento Participativo 2021:

- No Parque Infantil em Frielas será colocada vedação;

- Na Escola Básica General Humberto Delgado, será fornecido e montado mobiliário urbano.

E o que propõe o Bloco para esta autarquia?

O Bloco vai propor várias medidadas relacionadas em quatro campos:

- nas Políticas Sociais;

- na Mobilidade, Ambiente e Urbanismo;

- na Transição Energética e

- na Participação Cívica, Cultural e Desportiva.

Todas essas medidas, podem ser lidas em pormenor no nosso programa eleitoral, que pode ser solicitado ou consultado no nosso site na internet.

No entanto queria aqui destacar uma relacionada com  os idososos.

Em Santo António dos Cavaleiros e Frielas há muita gente idosa que vive sózinha.

Lutaremos pela Criação de um Gabinete de Apoio aos Seniores nesta União de Freguesias.

Temos de lutar contra a solidão! Temos de ser solidário!

Uma palavra chave da nossa actuação vai a solidariadade.

Por último a Participação.

Vim morar para Santo António dos Cavaleiros há 54 anos, e desde jovem que aprendi que o para conquistar os nossos objecivos é necessário participação.

Esta participação nunca foi facil, tendo sido ainda mais dificil no tempo do fascismo.

Uma freguesia de participação, é muito mais do que uma freguesia onde se vota de quatro em quatro anos.

O Bloco irá continuar a propor, como já o fez nesta Assembleia de Freguesia, a implementação de projetos, em que todos e todas possam ser mais intervenientes.

O Bloco de Esquerda é uma força politica com vocação para o diálogo e para a construção de pontes para concretizar políticas e soluções, que sirvam e melhorem a vida dos cidadãos da nossa União de Freguesias. No entanto, recusamos qualquer tipo de acordo ou entendimento com aqueles que procuram ganhar votos e atenção mediática jogando com estereótipos sociais e com o medo das pessoas. O que precisamos na freguesia, não é de mais combustível para o conflito, precisamos de coesão social e não de promoção de políticas de ódio.

Sabemos que a nossa responsabilidade política é grande, mas a nossa determinação em oferecer a estas freguesias um futuro de progresso social e económico é ainda maior.

Estamos prontos para fazer a diferença! Ao trabalho!