Share |

Bloco confronta Governo com poluição provocada pela fábrica farmacêutica Hovione

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, distinguiu a Hovione com o "galardão de mérito empresarial". Fonte: http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?Displayid=2474

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente sobre a poluição resultante da produção da empresa farmacêutica Hovione, localizada em Loures, e a respetivas consequências para a saúde dos habitantes da freguesia, nomeadamente da localidade das Sete Casas. Câmara Municipal de Loures distinguiu a Hovione com o "galardão de mérito empresarial".

"A população tem apresentado várias queixas relativamente à atividade desta instalação industrial, nomeadamente sobre os maus cheiros, o ruído, riscos para a saúde e ambiente que incorrem. É do conhecimento público que a empresa prevê a instalação de um parque de estacionamento de 200 lugares num terreno onde atualmente existem sobreiros. O derrube desta área de arvoredo significa que a principal barreira entre as habitações e a empresa desaparece, aumentando os impactos da sua atividade sobre os moradores", lê-se na pergunta que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República.

O Bloco explica ainda que a unidade de recuperação de lodeto de sódio teve, entre 2015 e 2016, 13 avarias registadas no sistema de monitorização e as águas residuais da instalação, entre janeiro e outubro de 2015, apresentaram valores superiores aos limite para ferro total e azoto amoniacal.

"Da monitorização dos compostos orgânicos voláteis que afetam a qualidade do ar e são potencialmente nocivos para a saúde humana, disponibilizada para o ano de 2017, permite verifica-se a continuidade de registos superiores aos valores limite", referem os bloquistas na missiva dirigida ao Ministério do Ambiente.

AnexoTamanho
Pergunta_Hovione425.09 KB