Convento dos Mártires e da Conceição vistoriado pelo Ministério da Cultura após pergunta do Bloco no Parlamento

Em resposta a pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Ministério da Cultura adianta que a Direção-Geral do Património Cultural irá proceder a uma visita técnica ao local, a fim de aferir o valor cultural do imóvel e emitir o respetivo parecer técnico.

“O Convento dos Mártires e da Conceição, em Sacavém, não está classificado ou em vias de classificação nem se encontra abrangido por qualquer servidão do património cultural”. Esta foi a resposta do Ministério da Cultura a uma pergunta remetida pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda sobre o atual estado de degradação daquele equipamento patrimonial histórico e sobre a existência ou não de um plano de reabilitação e reanimação cultural do Convento.

O Governo acrescentou ainda que não foi apresentado ao Ministério da Cultura qualquer requerimento para a abertura do procedimento de classificação do imóvel nos termos da Lei do Património Cultural.

“Não obstante, a Direção-Geral do Património Cultural irá proceder a uma visita técnica ao local, a fim de aferir o valor cultural do imóvel e emitir o respetivo parecer técnico”, avançou o Ministério da Cultura em resposta à pergunta do Bloco.

“O património cultural está claramente relegado para um plano secundário no concelho de Loures e esta é mais uma prova da falta de zelo com que é tratado pelas entidades competentes, incluindo a autarquia”, avança Fabian Figueiredo, dirigente nacional e coordenador da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda.

“É urgente catalogar e inventariar o riquíssimo património cultural do concelho de Loures, para posteriormente solicitar a sua classificação e posterior requalificação, ao abrigo da lei vigente”, alerta Fabian Figueiredo.

“Estamos a falar de história e de cultura, dois legados demasiado importantes para serem tratados com desleixo ou indiferença”, sublinha ainda o responsável bloquista.