Share |

Bloco insiste em ver a bandeira LGBTI hasteada nos Paços do Concelho de Loures

No dia 7 de Setembro de 2017, a Assembleia Municipal de Loures aprovou uma recomendação do Bloco de Esquerda para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, hasteando a bandeira LGBTI nos Paços do Concelho, num gesto de apoio e reconhecimento da luta e das conquistas da comunidade LGBTI. No dia 17 de maio de 2018, a bandeira não foi hasteada e não houve qualquer iniciativa da Câmara Municipal para assinalar esta data.

O Bloco de Esquerda entende ser urgente a autarquia envolver-se ativamente no combate ao discurso de ódio e dignificar institucionalmente as lutas e conquistas da comunidade LGBTI do concelho de Loures.

Na reunião da Assembleia Municipal de Loures de 14 de março de 2019, a deputada municipal bloquista Rita Lage Sarrico apelou para que este ano a Câmara Municipal de Loures cumpra a vontade expressa da Assembleia Municipal e que não deixe passar, novamente, a data em branco.  

O Presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares (CDU), não se quis comprometer com o hastear da bandeira por alegados “motivos legais”, mas comprometeu-se, sem pormenorizar, que a autarquia iria assinalar a data.

O Bloco de Esquerda Loures mantém a pretensão de ver a bandeira LGBTI hasteada nos Paços do Concelho, sabendo não existir nenhum obstáculo legal que a impeça. É uma matéria de mera vontade política. Exemplo disso é a autarquia vizinha de Lisboa já ter hasteado a bandeira nos Paços do Concelho.