Share |

PS é contra feiras de artesanato urbano

Proposta "Feira de Artesanato Urbano"

Na última Assembleia de freguesia de Stº. Antº. dos Cavaleiros, indo ao encontro dos legítimos anseios dos artesãos e artesãs do concelho, o Bloco apresentou uma Proposta para a realização de uma feira mensal de artesanato urbano na freguesia, esta proposta foi chumbada com os votos contra do PS e a abstenção do PSD. Os argumentos apresentados pela presidente da Junta foram falaciosos e a recusa de feirantes na freguesia é inaceitável e não tem paralelo no país, quanto aos eleitos do PS na assembleia o seu argumento foi um ruidoso silêncio. Esta posição da Junta é inexplicável tanto mais que quando se trata de servir os interesses do executivo, os feirantes/artesãos estão presentes (aniversário da Freguesia e no Certame Multicool) que se realiza anualmente. Como poderão ler no texto da Proposta, os argumentos que o Bloco apresenta têm por base a justiça e sensibilidade social, numa época em que a brutal austeridade imposta pelo governo empurra milhares de cidadãos e cidadãs para o desemprego.  

PROPOSTA

FEIRA DE ARTESANATO URBANO, PRAÇA DOM MIGUEL I

Considerando que:
A realização das feiras urbanas é já uma realidade no nosso concelho e em todo o país, inserindo-se nas atribuições das autarquias nos domínios da cultura, turismo e promoção do emprego e do desenvolvimento local.

As feiras constituem, na sua génese espaços de troca comercial. Na atualidade estas manifestações perderam parte do seu protagonismo económico, ganhando em contrapartida em valor cultural e social. São disso exemplo as feiras temáticas, de matriz marcadamente urbana que se desenvolvem mais ou menos de forma espontânea em todas as cidades do mundo ocidental e que na sua estrutura, caráter temporário e público específico, fogem do esquema tradicional de realização das feiras municipais ou de outros programas comerciais, sendo exemplo disso a “Feira do Parque” que se realiza na cidade de Loures.

As feiras constituem, por excelência espaços de encontro, troca e interação humana, em suma espaços de sociabilidade, pelo que a escolha da sua realização na Praça D. Miguel I, tem o propósito de além de assegurar a dinâmica e revitalização urbana deste espaço central, valorizar a dimensão cultural da freguesia.

Com a realização da feira de artesanato urbano, pretende-se privilegiar a expressão contemporânea, na qual os métodos e modos de produção tradicional são utilizados pelos artesãos com objetivo de explorarem a originalidade e inovação mantendo vivos valores da tradição. Esta feira de artesanato urbano e design é também destinada a apoiar novos percursos de vida, criados pela atual conjuntura. Com a crise muitas pessoas descobrem talentos que desconheciam ter. É uma feira para artistas e artesãos que resolveram arregaçar as mangas e colocar a criatividade em campo.

Tendo em conta as caraterísticas destas feiras, nomeadamente os produtos em venda, os horários e calendário de realização e o público alvo, consideramos que a sua realização não competirá com o comercio local, antes pelo contrário dinamizará a vida urbana, atraindo mais pessoas à freguesia e incentivando-as na procura do comércio tradicional.

No entanto tratando-se a Praça D. Miguel I de um espaço integrado no domínio público urge regular a sua ocupação para a presente finalidade, garantindo a igualdade de acesso a todos os cidadãos, a sua boa utilização e as condições de asseio e limpeza necessárias.

Pretende-se que esta feira seja um espaço de vivência social, podendo integrar atividades culturais, como tertúlias de poesia, animação de rua e exposições. No fundo será um evento onde as pessoas podem passar um tempo de qualidade em família e entre amigos.

A Assembleia de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, reunida em sessão ordinária a 12 de Junho de 2013, propõe:

1. Que a Junta de Freguesia incentive e dê todo o apoio à realização de uma feira de artesanato urbano com periodicidade mensal (primeiro sábado de cada mês da 10h00 às 19h00) a ter lugar na Praça D. Miguel I, entre maio e outubro de cada ano.

2. Que a Junta de Freguesia ou a Assembleia de Freguesia regulamentem as Normas de Participação na referida feira até ao final do corrente mês, para que seja possível a realização das Feiras de artesanato urbano de Santo António dos Cavaleiros ainda este ano.

Manuel Silvestre Gago