Share |

A força da serenidade e da coerência

Nestas Presidenciais eu apoio a Marisa Matias, ela representa-me, na luta pelos Direitos Humanos, ela tem a força de que precisamos, a força da serenidade e da coerência, é alguém que nos quer conhecer de verdade, que nos ouve e dá voz aqueles que não têm voz. Artigo de Paula Teixeira.

São tempos loucos estes, tempos de angústias e revoltas, e sim, às vezes apetece-nos gritar e barafustar contra tudo e contra todos.

Nestes tempos de pandemia, chegamos ao que tanto temíamos e estamos muitos de nós perdidos, entre medo, irritação, coração e razão. Por outro lado, existe ao mesmo tempo, uma certa dormência neste novo confinamento, que só a alguns nos é permitida, explicada como forma de sobrevivência humana, numa recusa em enfrentar a realidade, e numa esperança renovada em 2021, que afinal não se concretizou.

Face aos números elevados de novos casos diários de positivos por Covid-19, e número de mortos, encontramo-nos no limite do SNS, que precisa do reforço necessário, urgentemente, algo que já devia ter sido feito por este governo, e que mesmo assim, o continua a protelar. Estamos a chegar a um ponto sem retorno, porque as vidas humanas não têm preço, e quando percebemos que os nossos profissionais estão no seu limite e já não existem camas para os novos internamentos, não, não podemos ficar indiferentes.

Neste pesadelo, temos também a decorrer as Eleições Presidenciais, e que eleições! O enquadramento desta campanha é de desassossego, pelo crescendo da pandemia, do aumento de número de infetados, mas também do número de desempregados, dos pequenos comerciantes, restaurantes, cabeleireiros, esteticistas, a cultura, o turismo, entre tantas atividades económicas à beira do abismo. 

Acontece, que nesta campanha eleitoral temos um candidato de direita-populista que se quer aproveitar desse medo, criando mais e mais medo, e que grita, mas porque é que ele grita? Grita, para criar ódio, grita para dividir, gesticula e ofende, é essa a sua força? Quais as propostas? Qual a coerência?  O que tem feito como deputado no parlamento? Gritar uns contra os outros, frases soltas de escarnio, mitos carregados de preconceitos e mentiras. Alguém quererá apoiar o bullying? Este candidato agride os outros candidatoscom comentários cheios de agressividade e de forma frequente e habitual,diminuindo os outros por características pessoais e estereótipos, numa normalização da xenofobia e do machismo. E sabemos que a gritar uns em cima dos outros não vamos conseguir nada! Deste candidato só vemos uma campanha de hipocrisia e manipulação, em que nos lança o medo e depois faz jantares de campanha com 170 pessoas num restaurante, no pior fim de semana de sempre da pandemia em Portugal.

Contra esta gritaria, teremos de ter uma força maior. Essa força maior, é a da serenidade e da coerência, de soluções concretas, em que sabemos que muito mais tem de ser feito, para dar resposta a esta pandemia, tanto a nível do reforço do SNS como nos apoios a trabalhadores e empresas de diferentes setores, muito prejudicados por esta pandemia. Foi o Bloco de Esquerda que mostrou a sua coerência quando votou contra o orçamento de estado 2021, este foi o seu “grito”, porque as propostas do Bloco de Esquerda para o Orçamento do Estado para 2021 exigiam mais, desde o reforço de profissionais de saúde e equipamentos para dar resposta a doentes covid e não covid, e garantir a segurança financeira de quem não pode trabalhar, com o objetivo de certificar que essas mesmas pessoas possam colocar comida na mesa, de pagar as suas contas com dignidade e atempadamente.

Na minha profissão, deparo-me diariamente com as dificuldades de muitas vidas, com a luta de tantas mulheres, famílias, profissionais na luta de uma vida digna e justa, a vida real. É preciso dar voz aqueles que se encontram em desvantagem, que se encontram em exclusão, e que a pandemia veio provar o quanto estavam desprotegidos.

Nestas Presidenciais eu apoio a Marisa Matias, ela representa-me, na luta pelos Direitos Humanos, ela tem a força de que precisamos, a força da serenidade e da coerência, é alguém que nos quer conhecer de verdade, que nos ouve e dá voz aqueles que não têm voz.

Dia 24 de janeiro voto Marisa Matias

Paula Teixeira

Assistente Social