Share |

Discurso de apresentação do candidato à Assembleia de Freguesia de Moscavide e Portela André Julião

Para quem não me conhece, o meu nome é André Julião, tenho 46 anos, sou jornalista de formação, pai de dois filhos e fui o cabeça de lista a esta freguesia nas últimas autárquicas. Há 4 anos, ficámos a pouco menos de 100 votos de eleger um representante nesta freguesia, um pouco mais dos que estamos aqui hoje.

Mas, mesmo sem eleger um representante nesta freguesia:

Foi por iniciativa do Bloco que o Rodinhas passou a circular pelo Centro de Saúde nos 2 sentidos

Fomos nós que estivemos ao lado das trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia de Moscavide quando estiveram meses sem receber salário nem conhecer o seu futuro na instituição

Fomos os únicos a condenar o ataque cobarde e racista que matou Bruno Candé, aqui ao lado, na Avenida.

Foi o Bloco o partido que durante o confinamento mais defendeu medidas para apoiar os pequenos comerciantes.

Mesmo sem nenhum eleito nesta freguesia:

Fomos nós que estivemos ao lado dos moradores a contestar a instalação de uma bomba de gasolina a 50 metros das habitações, na Portela

Fomos nós que, em conjunto com a comunidade educativa desta freguesia, promovemos e divulgámos uma petição para a realização de obras urgentes nas escolas da Portela

E fomos nós que estivemos na génese de um Movimento para a remoção do amianto nas escolas, que correu o país de norte a sul e obrigou o Governo a criar um programa nacional de remoção do amianto nas escolas. E se hoje há escolas na Portela, em Beja, em Portimão ou em Barcelos onde o amianto está a ser removido deve a esse Movimento que foi aqui criado nesta freguesia.

E fizemos tudo isto sem nenhum eleito. Imaginem o que faremos quando tivermos um!

É legítimo perguntar, onde estava o PS – o partido do “nim”, do um no cravo e outro na ferradura, que quer agradar a gregos e a troianos - enquanto fazíamos tudo isto?

Estava onde está, onde sempre esteve e onde sempre vai estar: ao lado dos interesses instalados!

Como esteve quando assobiou para o lado enquanto se instalava mais uma grande superfície comercial, um posto de abastecimento de combustíveis e uma loja de fast food a menos de 1 quilómetro de 2 escolas. Prejudicando o comércio local e trazendo mais trânsito para dentro da freguesia.

Moscavide e Portela é uma boa freguesia para se viver, provavelmente uma das melhores do concelho. Ainda assim, tem vários problemas:

O eterno problema da falta de estacionamento em Moscavide

A recolha do lixo, as ruas sujas e a cheirar mal

A falta de apoio aos pequenos comerciantes

A falta de zonas verdes e de lazer, sobretudo aqui em Moscavide, basta olhar para este jardim

As obras nas escolas, onde ainda há alunos que têm de levar mantas e luvas para a escola por causa do frio.

A falta de apoio aos mais idosos

A falta de uma biblioteca pública com acesso à Internet

Um eleito do Bloco pode fazer toda a diferença nestas e noutras revindicações. Está nas nossas mãos assumir esse compromisso. Está nas vossas ajudar-nos a chegar lá. Vamos a isso!