Share |

Discurso de apresentação do candidato à Assembleia de Freguesia de Sacavém e Prior Velho João Paulo Martins

Boa tarde a todos! Cumprimentar os candidatos Rita Sarrico e Fabian Figueiredo, a mandatária da juventude Raquel Vitorino e os candidatos André Julião e Guilherme Góis.

O meu nome é João Paulo Martins e sou o cabeça de lista do Bloco à união de Freguesias de Sacavém e Prior Velho. Sou investigador no IPMA na área dos satélites meteorológicos há 9 anos. A minha formação e atividade na área da meteorologia e clima tem-me dado uma perspetiva profunda sobre um dos principais problemas que enfrentamos enquanto sociedade e que irá reger muito do nosso mandato: as alterações climáticas. Muitos ainda negam esse fenómeno, outros assobiam para o lado fingindo que não é problema deles. E eu...? Testemunho-os diariamente, numa panóplia de mapas, dados, tabelas, gráficos, estatísticas. Não há como desmentir que não só são reais e não meras teorias, como até já podemos testemunhá-las nos dias de hoje. Temperaturas perto de 50°C no Canadá e Califórnia; fogos florestais aqui bem perto em Fanhões, inundações repentinas devastadoras no centro da Europa, ondas de calor e de frio excecionais… Isto só para falar dos acontecimentos do último mês. Se é difícil atribuir este ou aquele evento a alterações climáticas, mas a frequência crescente em que eventos deste tipo se sucedem uns aos outros é sem dúvida atribuível às consequências da atividade humana no planeta. E não, não há planeta B, e é por isso que o Bloco está na linha da frente neste tão importante combate.

Por termos plena consciência da gravidade e da urgência desta crise (a somar a todas as outras) propomos um programa com medidas e políticas de prevenção, adaptação e mitigação às alterações climáticas ao nível do concelho e aqui mesmo na União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho. Porque a nossa terra sabe bem o que são cheias repentinas, a nossa terra sabe bem o que é perder tudo e ter água nas suas casas e lojas até ao teto. E também sabe que a ajuda da Câmara Municipal e mesmo da Junta de Freguesia nessas alturas tem deixado muito a desejar. É por isso que o Bloco de Esquerda tem sido favorável à adoção de medidas de fundo que resolvam ou mitiguem o mais possível os efeitos destes fenómenos, como as obras que decorrem no coração da nossa freguesia. Trata-se de uma obra muito difícil e complexa, mas muito necessária. No entanto, tem sido pautada por sucessivos atrasos e derrapagens financeiras, e é obrigação da oposição fiscalizar a ação do executivo e garantir que os interesses dos moradores e comerciantes estão assegurados. Por isso mesmo convocámos uma reunião da Comissão do Território, Mobilidade, Urbanismo, Habitação e Turismo, onde foi possível questionar o executivo e o empreiteiro e exigir que a obra prossiga e termine no prazo mais curto possível, assegurando que as compensações pelos danos materiais e financeiros estão asseguradas. Apoiámos o movimento de cidadãos moradores e comerciantes e assinámos o seu abaixo-assinado; queremos ser um veículo privilegiado na comunicação entre a população e a câmara. A democracia deve ser assim, participada e ao alcance de todos!

Estaremos (como temos estado) em todas as lutas que protejam os interesses da população de Sacavém e Prior Velho!

Os dados do recenseamento eleitoral mostram um grande aumento do número de eleitores da freguesia. Isso fará com que tenhamos muito boas hipóteses de eleger representantes do Bloco para a Assembleia de Freguesia, pela primeira vez! Mas esse aumento de população traz novos desafios. 

Desde logo, a habitação. Foi lançado recentemente o Porta LRS, um portal municipal com informações sobre as iniciativas previstas na Estratégia de Habitação Local do concelho. De acordo com os dados nesse documento, entre 2001 e 2011 terá havido um acréscimo significativo de população, sendo que os dados preliminares dos censos 2021 revelam que o número estabilizou, entretanto. No entanto, o número de agregados familiares cresceu 3% na última década na freguesia, o que introduz uma pressão acrescida no setor habitacional.

Muitos destes novos habitantes são jovens que viram o seu direito à habitação negado em Lisboa devido ao cavalgar da especulação imobiliária e alojamento local (que também já é um problema em Loures), e por isso nos procuraram para se estabelecer. E nós temos de estar à altura de os receber. É por isso que o bloco defende mais e melhor habitação pública, aqui no concelho de Loures. Na nossa intervenção não esqueceremos estes jovens, não esqueceremos a classe média com os seus desafios muito próprios, não esqueceremos os mais desfavorecidos em condições precárias de habitação; não compactuaremos com negócios ligados à habitação ilegal e também não esqueceremos os mais séniores, tantas vezes condenados à solidão e abandono. Também não esqueceremos as vítimas de discriminação e de violência doméstica ou os portadores de deficiência, que se veem tantas vezes desamparadas e sem respostas por parte do município. E também aqui não esqueceremos as questões ambientais, e lutaremos contra a pobreza energética das habitações e pelas taxas sociais da água, energia e internet.

Queremos uma freguesia mais amiga do ambiente! Temos poucos espaços verdes e os que temos têm recorrentes queixas de manutenção deficiente. Queremos continuar a aposta que tem sido feita nos transportes públicos metropolitanos. Queremos que o LIOS, a Linha Intermodal Sustentável saia do papel e chegue a Sacavém e nos ligue a Lisboa e Oeiras. E queremos ter uma palavra a dizer sobre o traçado do seu trajeto. Queremos facilitar o uso da bicicleta e outros meios como as trotinetas, em articulação com os meios de transporte convencionais. Para isso iremos bater-nos por mais ciclovias, por exemplo conectando Sacavém e Prior Velho e pensando já as ligações ao futuro Parque Ribeirinho. Vamos também bater-nos por uma requalificação da estação CP de modo a facilitar a integração com estes meios de mobilidade leve; nomeadamente com a construção de silos de estacionamento onde os fregueses poderão deixar as suas bicicletas seguras antes da sua viagem de comboio (isto já existe em Lisboa) e também, (não sei se já tentaram usar), os elevadores que auxiliam o transporte da bicicleta para as plataformas.

Temos também propostas em eixos fundamentais na ação política do bloco, a saúde e educação públicas e o emprego. Em permanente articulação com o município, queremos democratizar o acesso a cuidados de saúde mental, dentária e sexual. Queremos que as crianças e os jovens da freguesia disponham de bons equipamentos escolares; o bloco tem tido uma intervenção forte nesta matéria ao nível do concelho e assim continuará. Lutaremos também pela erradicação da precariedade nos serviços municipais. Queremos promover o desporto e o bem-estar; vamos organizar campeonatos e provas desportivas em articulação com o desporto escolar e os profissionais dos ginásios da freguesia (até temos um desses profissionais na lista!). 

 

Não me querendo alongar mais, queria dizer que oportunamente iremos divulgando o nosso conjunto completo de propostas nas redes sociais, fiquem atentos. E dizer também que independentemente do resultado destas eleições, já ganhei, ganhei uma nova família e amigos, gente generosa e solidária, com quem adoro discutir, conviver, aprender e sobretudo lutar em conjunto. A lista com que nos apresentamos é diversa e conta com experiência em diferentes áreas, estou por isso muito grato à Sara, à Rita, ao José Franco e à Adelaide, ao Vítor e ao Carlos e a todos os outros aceitaram abraçar este desafio comigo. Aproveito ainda para deixar uma palavra de reconhecimento aos camaradas da concelhia que têm feito todo o trabalho de bastidores que tornam estas candidaturas possíveis, em particular o André, o Tozé, o Tiago, o Filipe, o João e tantos outros. 

Com o Bloco, Sacavém e Prior Velho estarão nas tuas mãos! Viva Sacavém e Prior Velho, viva o Bloco de Esquerda!