Share |

Campeã nacional de atletismo, Amélia Vitorino, é a mandatária da candidatura do Bloco de Esquerda

Amélia Vitorino é a mandatária da candidatura do Bloco de Esquerda ao município de Loures.

A atleta Amélia Vitorino, campeã em título dos 1500 metros em pista coberta, é a mandatária da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda no concelho de Loures.

Amélia Vitorino nasceu a 30 de abril de 1994, em Lisboa, e reside no concelho de Loures. Foi aluna da Casa Pia de Lisboa, CED Pina Manique, onde frequentou um curso profissional de Desporto. Após a sua conclusão, ingressa na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde se licencia em Ciências do Desporto e, posteriormente, obtém o título de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

Inicia a prática da modalidade de atletismo aos 6 anos de idade num clube do concelho de Loures, o ACR Mealhada. Entre 2004 e 2010 representa o ACR Mealhada em várias competições nos escalões juvenis. Entre 2010 e 2015 passa a representar o Sporting Clube de Portugal. Na época de 2015/2016 tem uma breve passagem pelo ACRSD – Associação Cultural e Recreativa Nossa Senhora do Desterro. Na época seguinte volta a representar o Sporting Clube de Portugal, o seu atual clube.

Títulos e conquista desportivas

Em 2013 consegue a sua primeira vitória nacional em pista coberta, no escalão de juniores, na distância de 1500 metros. Na época de 2015/2016 sagra-se campeã nacional de sub23, conquistando ainda o 3º lugar nos 1500 metros de ar livre e o vice-campeonato nos 800 metros de ar livre. Em 2017 sagra-se pela primeira vez campeã de Portugal nos 1500 metros de pista coberta.

Razões de uma mandatária

Entre as principais preocupações de Amélia Vitorino figuram a mobilidade e a qualidade ambiental do concelho, dando o exemplo dos “escassos espaços verdes e o facto de, aqueles que existem, serem de tamanho reduzido”.

“Para me deslocar, todos os dias, ao meu local de “trabalho”, o Estádio Nacional, despendo cerca de 1h30 para lá e mais 1h30 para cá. E que o menor mal fosse esse, pois para chegar a Lisboa gasto cerca de 40 minutos. É absurdo tendo em conta que Lisboa fica a 15 quilómetros do concelho, cerca de 15 minutos de carro. Já imaginaram o tempo que poderíamos poupar se a linha ferroviária, o Metro, se expandisse satisfatoriamente até ao nosso concelho? Além disso, os benefícios que isso teria na qualidade de vida dos nossos cidadãos. Não só em termos de mobilidade, mas também ao nível ambiental”.

Amélia Vitorino é uma defensora convicta da necessidade de no concelho de Loures passar a existir um Orçamento Participativo.

“A capacidade de todos nós termos uma palavra a dizer sobre aquilo que consideramos ser o melhor para o nosso concelho. E pergunto: Quem melhor que os nossos cidadãos? São eles que aqui residem. E a existência de uma comunidade partilhada, de decisões partilhadas iria ao encontro das necessidades da população em geral e não só daqueles que têm o poder. É muito mais fácil atingirmos os nossos objetivos se todos podermos contribuir para tal e, dessa forma, torna-se importante a adoção de um Orçamento Participativo.

A campeã nacional destaca ainda “os feitos alcançados pelos nossos atletas do concelho”, dando como referências “desde o Gimnofrielas à Associação de Moradores da Portela, que com os poucos apoios e condições, conseguiram feitos magníficos”.