Formada a Comissão de Utentes dos Transportes
Acaba de ser formada uma Comissão dos Utentes dos Transportes na União das freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, na sequência de um plenário realizado a 7 de dezembro na Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros.
A razão de fundo deste movimento prende-se com a “discriminação” de que são alvo os moradores da freguesia, servidos pela empresa Barraqueiro, mas cujo sistema de passes não está em ligação com o das outras operadoras, sendo por isso, obrigados a pagar o passe mais caro da área metropolitana de Lisboa.
“Porque é que não temos ligação ao metro de Odivelas? Porque é que não temos passes para estudantes, reformados e carenciados? Porque é que não há um bilhete único para a freguesia ou porque é que a Barraqueiro não está integrada no passe social intermodal”, foram questões colocadas por diversos populares no decorrer do plenário de moradores.
Em especial foi muito criticada a atitude da empresa, em contra pé ao que fazem outras operadoras no mercado, incluindo a Rodoviária de Lisboa que, o que causa alguma estranheza, é pertença do grupo Barraqueiro.
A criação de uma carreira circular com bilhete único em Santo António dos Cavaleiros, a redefinição do sistema de zonas, a ligação ao metro de Odivelas, mais carreiras para o Hospital, foram ideias defendidas e vão ser contempladas num documento a apresentar quer à Câmara, quer à Barraqueiro e ao IMT e AMTL. Pretende-se com esta e outras ações a levar a cabo, lutar pela melhoria dos transportes na freguesia.