Share |

FANHÕES: ATENTADO AO PATRIMÓNIO

Lavadouro, Ribas de Cima, Fanhões

O Bloco de Esquerda, na passada 5ª feira, na Assembleia Municipal de Loures, alertou e questionou o Executivo Camarário para a destruição do lavadouro de Ribas de Cima, executada pela Junta de Freguesia de Fanhões.

Considerado como Património edificado no site da Camara Municipal de Loures, este Lavadouro está implantado num terreno doado a esta autarquia nos anos 50, exclusivamente para esse fim.

Assim, a Concelhia de Loures do Bloco de Esquerda deslocou-se ao local, sábado passado, verificando os danos já causados e falando com a população, que expressou o mais vivo repúdio pela forma antidemocrática como tomou conhecimento das obras, que deviam ter sido de conservação e não de destruição.

Os lavadouros/fontanários públicos são infra-estruturas existentes em muitas das freguesias de Loures, construídas pelas câmaras municipais, sobretudo nos anos 50 e 60. Eram infra-estruturas que vieram dar resposta a necessidades básicas das populações, como o acesso ao abastecimento de água bem como a locais adequados à lavagem das roupas. Os lavadouros são património representativo de uma época, não muito longínqua, em que as práticas comunitárias eram mais frequentes, são o testemunho material da história, desenvolvimento e ocupação de uma cidade, vila ou aglomerado. Atravessando várias épocas, permanecem como as melhores fontes de informação sobre a origem e a construção de uma urbe, criam a referência necessária, seja cultural, económica ou simplesmente simbólica, e conferem identidade ao espaço urbano.

Cuidar dos lavadouros públicos é um pequeno passo no respeito pelo legado que nos foi deixado em tempos difíceis.

O Bloco de Esquerda estará atento e ativo, utilizando todos os meios ao seu dispor, incluindo alterações legislativas, para que este património edificado seja revertido para a sua arquitetura original, servindo deste modo a população de Ribas de Cima, bem como o turismo do concelho de Loures e para que estes atentados ao património, não se repitam no nosso concelho.

Pela preservação do património edificado!
Pela preservação da identidade e da memória coletiva!

Concelhia de Loures do Bloco de Esquerda