Share |

Intervenção do BE nas comemorações do 25 de Abril na Assembleia Municipal de Loures

Paula Teixeira

O Bloco de Esquerda esteve presente nas comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974. Paula Teixeira, eleita na Assembleia Municipal de Loures, discursou para o público presente. Neste artigo é possível ler todo o discurso.

Sessão Solene do 25 de abril de 2018 da Assembleia Municipal de Loures

Hoje comemoramos o 25 de abril de 1974, a revolução foi feita!

É com grande sentido de responsabilidade que estou aqui hoje a falar de abril, eu que nasci e cresci com o 25 de abril, cresci com a transmissão de valores de liberdade e igualdade bem presentes e em “direto”, na construção do nosso Estado Social, que não sendo perfeito me permitiu a mim e aos meus irmãos,  filhos de pais humildes estudar em escolas públicas, e terminar o ensino superior, ter vacinas em dia e o acompanhamento médico necessário no Centro de Saúde de Loures, primeiro em andar de prédio, agora em Unidade de Saúde Familiar com boas instalações, em que as minhas filhas têm o privilégio de ter a mesma médica de família que tive na minha infância.

Tal como muitos da minha geração, fiz e faço parte da construção de uma sociedade baseada nos valores de abril, cresci ao mesmo tempo que o nosso Estado Social, cresci e amadureci ao mesmo tempo que a nossa Democracia.  

Mas, para que o amadurecimento da nossa Democracia aconteça, é preciso não esquecer que abril é um projecto inacabado…… que tem de ser reforçado todos os dias e em todo o lado, que não pode voltar atrás…

Na minha responsabilidade de manter presente o 25 de abril, tenho hoje o maior desafio de todos… explicar à minha filha mais nova, que faz precisamente HOJE 6 anos o que é o 25 de abril.

Porque é que é feriado neste dia? Porque é que este dia é tão importante, para além do seu dia de anos, claro!!!   

Assim, tenho diversos desafios: posso contar-lhe toda a história do 25 de abril de 74… quem foram os heróis de abril…; cantar canções de abril; explicar como se conquistou a liberdade, o que era a repressão fascista…; e como abril conquistou direitos fundamentais – como o acesso universal à educação, saúde e também a livre expressão de ideias e crenças...

No entanto, sei que o maior repto é explicar como fazemos o 25 de abril HOJE? Como garantir às novas gerações a transmissão dos valores de abril?

Surge-me a resposta mais eficaz, comprovar que abril acontece HOJE... que acontece todos os dias e está na nossa forma de ver e viver em sociedade, com humanidade, solidariedade, na escolha do bem comum ao invés do egoísmo e dos seus próprios interesses.

Sei que esse é um grande desafio nos dias que correm, em que o nosso principal adversário é uma sociedade consumista e capitalista, é uma sociedade baseada em competição e rankings escolares….

Mas, não sou pessimista, e resta-me apresentar as provas…comprovar que “abril está vivo”… comprovo-o através de acontecimentos recentes, mesmo aqui no nosso concelho de Loures, acontecimentos que refletem bem os valores de abril, na luta pelos direitos humanos, na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, na luta pela habitação, na luta por condições dignas na nossa educação…

Assim…

abril acontece… Na corajosa lutadas trabalhadoras da Triumph, na luta pelos seus direitos laborais, mulheres que se protegeram umas às outras, em solidariedade. A sua luta foi um exemplo de dignidade e elas fizeram crescer a nossa democracia;

Abril acontece…. Quando na iminência de 150 famílias serem despejadas pela Fidelidade em Santo António dos Cavaleiros num ataque social baseado apenas em interesses económicos, osmais de 400 moradores mobilizaram-se para tentar travar este despejo coletivo, uniram-se na luta pela sua dignidade e de um direito fundamental da nossa constituição- a Habitação;

Abril acontece… Quando Pais, alunos e professores do Agrupamento de Escolas da Portela lutam contra o estado de degradação daqueles estabelecimentos de ensino, em que juntos revindicam e se manifestam por uma melhor educação…

Abril acontece… Quando na última campanha eleitoral autárquica em Loures tivemos um debate sobre Igualdade e Contra a Discriminação Racial - contra o populismo de direita, percebemos que existem forças que nos querem mandar para trás nos valores humanistas que foram conquistados com o 25 de abril, mas que estes não saíram vencedores.

Cada geração tem os seus monstros, cada geração tem as suas lutas, lutar pelos teus direitos é fazer abril, por isso HOJE digo:

Tu hoje és livre, não tenhas Medo…

Abril é não ter MEDO de lutar pelos nossos direitos, abril é ter esperança...

Por isso digo com todo o significado e não de uma forma oca –

25 de abril SEMPRE!!!!!

Viva o 25 de abril!!!Loures, 25 de abril de 2018

A deputada municipal do Bloco de Esquerda,
Paula Teixeira