Share |

Assembleia Municipal saúda luta dos trabalhadores da Plural

Por iniciativa do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Loures saudou a luta dos trabalhadores da Plural. PSD e CDS abstiveram-se.

Leia o voto na íntegra:

“Pela luta justa dos trabalhadores da Plural por condições de trabalho dignas”

Os trabalhadores dos estúdios de Bucelas da Plural Entertainment, empresa que integra o Grupo Media Capital, estiveram em greve parcial, entre os dias 03 e 10 de dezembro, em luta por melhores condições de trabalho.

Além da redução do denominado Período Normal de Trabalho, que atingia as 11 horas diárias, os trabalhadores da Plural reclamavam maior respeito pelos seus direitos laborais, nomeadamente o direito ao descanso, o direito a remunerações dignas e justas e a vínculos contratuais que garantam aos trabalhadores uma vida com segurança.

Importa sublinhar que muitos dos técnicos, atores, cabeleireiros e maquilhadores, pessoal da pré e pós-produção da Plural são contratados por projeto e em regime de recibos verdes. Em determinados períodos, essa massa de trabalhadores precários é bastante superior ao quadro de pessoal da empresa.

Refira-se que o Grupo Plural Entertainment (GPE) integra o Grupo Media Capital e é um dos maiores produtores de conteúdos televisivos em Portugal. A maior parte das suas produções são efetuadas por trabalhadores especializados, com diferentes tipos de formação académica, profissional e, em muitos casos, com vários anos de experiência na sua função.

A 17 de dezembro, a administração da Plural chegou a acordo com os trabalhadores para a redução de horários e aumentos salariais. O acordo prevê a redução gradual do horário máximo de trabalho, devolvendo quase 500 horas por ano aos trabalhadores, assim como aumentos salariais escalonados, beneficiando os trabalhadores com salários mais baixos.

Está ainda previsto que as negociações continuem para que, em 2020 e anos seguintes, se continuem a recuperar direitos dos trabalhadores e se otimize a necessária reorganização da empresa, com o objetivo de atingir as oito horas de trabalho diário.

No acordo, fica também firmada a garantia de que os trabalhadores freelancers não serão prejudicados pela sua intervenção sindical.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Loures, reunida na 1ª Sessão Extraordinária de 17 de janeiro de 2019, delibera:

1 – Saudar a vitória da luta dos trabalhadores da Plural por condições de trabalho dignas.

2- Enviar o presente voto de saudação às seguintes entidades:

- Presidente da República

- Primeiro-Ministro

- Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

- Grupos Parlamentares da Assembleia da República;

- Câmara Municipal de Loures;

- Junta de Freguesia de Bucelas

- Assembleia de Freguesia de Bucelas

- Comunicação social local e nacional

- Trabalhadores da Plural Entertainment

- Administração da Plural Entertainment

- Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE

- Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional – CGTP – IN

- União Geral de Trabalhadores - UGT