Share |

Bloco abstém-se em Orçamento sem respostas nem estratégia

Fotografia retirada de https://www.cm-loures.pt/

Bloquistas criticam falta de planeamento estratégico para o concelho e total ausência de respostas a problemas como a habitação, escolas degradadas, meio-ambiente e população sénior. Salva-se a reforma dos transportes.

Comunicado do Bloco de Esquerda Loures sobre o Orçamento Municipal de 2019

O Bloco de Esquerda absteve-se na votação para o Orçamento Municipal de 2019 no concelho de Loures. Para o Bloco, este orçamento é mais uma oportunidade perdida, um orçamento tímido e que peca por não conseguir, na sua plenitude, garantir às pessoas uma real mudança para melhor em termos de qualidade de vida. É mais uma prova de que o atual executivo não tem uma estratégia clara para o concelho.

Entendemos que Loures não é hoje um concelho pensado, com objetivos, com metas, com prioridades estabelecidas. Tudo é feito ao sabor da espuma dos dias, sempre mais do mesmo, sem ter como pilar máximo aquela que deve ser a prioridade em qualquer concelho do país: a melhoria da vida das pessoas.

Não há respostas claras e concretas ao atual drama da Habitação, criado pela mal-afamada lei Cristas, e que tarda em ser revertido. Neste, como noutros setores, há, sobretudo, muita publicidade e muito pouca ação.

Este orçamento também não dá resposta ao deplorável estado em que se encontram as nossas escolas, onde ao péssimo estado dos equipamentos escolares se juntam as recorrentes queixas de pais e alunos sobre as refeições servidas. Uma educação em declínio, onde faltam também alternativas de creches a preços acessíveis, deixando cair na angústia jovens casais com crianças pequenas e agravando a já problemática questão do envelhecimento populacional.

Os munícipes de Loures ficam a saber, com este orçamento, que a população sénior também não é uma prioridade para este executivo, sem resposta para a falta da oferta de lares de 3ª idade ou para os problemas de mobilidade entre freguesias ou até mesmo dentro da mesma localidade.

Como também não é uma prioridade o meio ambiente, progressivamente saturado com o lixo que vai acumulando em cada rua, em cada casa, em cada lar. Loures é hoje um concelho onde falta quase tudo, a anos luz da civilização em termos de igualdade de género, onde os animais são tratados abaixo de cão e os bairros sociais são vetados ao esquecimento, sem programas, sem estratégia, sem segurança, sem rei nem roque.

Um concelho que tem quase tudo para ser um dos mais desenvolvidos, mas onde o seu potencial vai sendo adiado ano após ano, orçamento após orçamento.

Ainda assim, é um orçamento com medidas positivas, algumas delas com real impacto no dia-a-dia das pessoas. Destaca-se, entre elas, a reforma estrutural no sistema de transportes públicos, pela qual, aliás, o Bloco de Esquerda muito se bateu, e que vai permitir deslocações mais baratas, um sistema de bilhética mais simples e a melhoria da qualidade generalizada do serviço de transporte no concelho. E isto não é de somenos.

Por tudo isto, o Bloco de Esquerda não pode dar o seu voto de aprovação a este Orçamento, para o qual não deixou de apresentar as suas propostas que, lamentavelmente, não obtiveram o acolhimento que mereciam por parte deste executivo municipal. Mas, também não seria coerente votar contra um documento que inclui, no seu conteúdo, uma reforma com a importância que a reestruturação dos transportes públicos tem.