Share |

Bloco estará na luta

Bloco estará na luta

Na tomada de posse dos deputados municipais de Loures, Vítor Edmundo fez notar a solidariedade dos BE aos trabalhadores da Saint-Gobaint e afirmou que o Bloco estará na “luta pela qualidade dos serviços públicos, exigência de um Hospital em Loures, que sirva a população com uma gestão pública, direito à habitação condigna, para lá da especulação imobiliária e das políticas que impõem a exclusão social”…

omada de posse da Assembleia Municipal de Loures

29 de Outubro de 2009

Muito boa noite a todas e a todos os presentes!

Antes de mais, quero cumprimentar todos os representantes da nova Assembleia Municipal de Loures, resultado da vontade popular expressa nas eleições do passado dia 11 de Outubro.

São mandatos muito importantes e que o Bloco de Esquerda muito valoriza.

À Assembleia Municipal cabe a função insubstituível de fiscalizar o exercício da actividade política no município, essencial à democracia e à vida pública. Mas a Assembleia Municipal deve ser também um fórum de debate de ideias e de clarificação sobre as alternativas e sobre todos os temas que dizem respeito ao concelho, que reclama todo o empenho de quem nele participa.

É uma enorme responsabilidade, que valorizamos e da qual não abdicamos.

Foi essa a marca fundamental do anterior mandato do Bloco de Esquerda.

Pela primeira vez presentes na Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda interpelou permanentemente a aplicação rotineira de políticas que tinham que ser questionadas, fez propostas que teimavam em não chegar ao concelho, levou os problemas mais importantes do município para o centro do debate político.

Foi assim com as questões sociais mais marcantes.

O direito à habitação condígna, para lá da especulação imobiliária e das políticas que impõem a exclusão social a tantas pessoas e ameaçam a nossa qualidade de vida.

O direito aos cuidados de saúde como bem fundamental e público, na luta pelas condições de acesso aos Centros de Saúde e na exigência de um Hospital em Loures, que sirva a população com uma gestão pública, em vez de repetir o erro de permitir o negócio aos privados, em prejuízo de todos.

Ou ainda, na resposta a problemas que, mesmo que cíclicos, são escandalosamente persistentes e graves, como foi o caso das cheias que afectaram grande parte do concelho e muito em particular a população de Sacavém e em que o Bloco de Esquerda exigiu intransigentemente, as responsabilidades da autarquia onde elas não podiam falhar.

Nestes e em tantos outros temas decisivos, alguns mais sonantes, outros mais discretos, o Bloco marcou pela proposta e pela clareza das opções da esquerda e acrescentou combate onde ele era necessário.

Em toda a nossa intervenção ressalta um traço essencial: o Bloco de Esquerda responde sempre pelo seu programa e o seu compromisso são sempre as pessoas e a sua qualidade de vida, a defesa do território e do interesse colectivo sobre as cobiças que o destróem.

Olhamos para os próximos 4 anos com a mesma exigência e com a mesma responsabilidade.

Continuaremos a bater-nos pelos serviços públicos e pela sua qualidade e universalidade, porque sabemos que é aí que começa a democracia. A saúde ou a educação para todos são razões grandes para nunca ceder ao conformismo.

Continuaremos a defender uma gestão racional do território, que tenha em conta as pessoas, enfrentando os interesses privados e as opções erradas, que estão a tornar Loures num concelho sem qualidade de vida e sem qualidade ambiental.

Continuaremos a denunciar o crescimento da pobreza no concelho e a responsabilidade da autarquia em desenvolver políticas que combatam a crise em nome dos seus sacrificados.

Manter-nos-emos solidários com todos os excluídos e com todos os trabalhadores do nosso concelho, sejam eles precários ou alvo dos ataques do capitalismo, como está neste momento a acontecer aos trabalhadores da Saint-Gobain, que daqui lhes endereçamos um abraço solidário para com a sua justa luta pela manutenção dos seus postos de trabalho e pelo respeito que merecem tantos e tantos anos naquela fábrica.

Continuaremos, enfim, a colocar as pessoas em primeiro lugar, elegendo como prioridade absoluta a participação cidadã na gestão do território e nas escolhas políticas que lhes dizem respeito. A participação é a garantia maior em democracia e um direito que melhora a vida de todos e de todas.

Contem com o Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Loures para os temas mais difíceis, para as lutas mais exigentes, para as respostas e propostas que não deixaremos nunca de fazer.

Contem com o Bloco de Esquerda, porque não vamos mudar de prioridade nem de atitude. Continuaremos a ser tão úteis e tão incómodos como até aqui.

Aqui estamos, prontos para abraçar mais esta responsabilidade. Olhos nos olhos, repetimos: contem connosco. O Bloco é uma esquerda que não desperdiça nenhuma confiança que nele depositam tantos homens e tantas mulheres.

Estamos prontos.

Boa noite e até breve!

                                                                                      O deputado municipal do Bloco de Esquerda

Vítor Edmundo