Share |

Bloco promove debate sobre política municipal de proteção e apoio à comunidade LGBT+

Fotografia de Paulete Matos.

Candidatura do Bloco de Esquerda ao município de Loures junta especialistas, ativistas e decisores políticos para debater o que deve ser uma política municipal de proteção e apoio à comunidade LGBT+. 

A iniciativa decorrerá este sábado, 8 de julho, pelas 17h30, no Jardim de Moscavide, e contará com as presenças de Fabian Figueiredo (Candidato à Câmara Municipal de Loures), Sandra Cunha (Deputada à Assembleia da República), Paulo Jorge Vieira (Não te Prives), João Manuel de Oliveira (Investigador Universitário), André Faria (Rede ex aequo) e Rita Sarrico (Mandatária da Juventude).

Contextualização do debate

A comunidade LGBT+ pôde celebrar muitas conquistas e vitórias nos anos mais recentes, mas há ainda um longo caminho a percorrer.  Chegou a altura de lançar o desafio às autarquias para a criação de políticas públicas de proteção e apoio à comunidade LGBT+. Existem ainda municípios onde esta temática tem pouco ou nenhum desenvolvimento, como é o caso, infelizmente, de Loures. Coloca-se então a questão: "O que pode um município fazer?"

Loures precisa de uma política municipal de promoção da diversidade e da cidadania LGBT+, que promova direitos fundamentais de inviolabilidade do direito à vida, à liberdade e à segurança. Como município, precisamos de impedir a violência contra a comunidade LGBT+, reconhecer e estimular a diversidade na cultura, na educação, no emprego e na saúde. Queremos promover a cooperação entre os órgãos municipais e as organizações LGBT+ para que a implementação destas medidas seja bem-sucedida.

São precisas medidas educativas para combater o preconceito, a discriminação e a violência, como o desenvolvimento e divulgação de estudos e debates sobre orientação sexual e identidade de género, a sensibilização junto dos profissionais educativos sobre diversidade sexual e cidadania LGBT+ de modo a chegar a toda a comunidade escolar e implementar medidas que analisem a situação da população LGBT+ no ambiente escolar.

"Centro de Cidadania LGBT+ em Loures" é uma das nossas grandes bandeiras, um dos nossos grandes objetivos. Um centro onde a comunidade LGBT+ terá apoio judicial, social e psicológico. Servirá também como veículo para a mobilização das políticas públicas de combate à homofobia e transfobia e promoção da cidadania LGBT+. Por outro lado, servirá também de alojamento e apoio a jovens LGBT+ em situações de risco (expulsos de casa, violência doméstica física e/ou psicológica).

Na área da cultura é importante a criação de espaços de diálogo que acolham a diversidade, de eventos e manifestações artísticas que retratem a cultura LGBT+ e promovam a consciencialização e valorização da mesma.

Chegou também a altura de alargar as comemorações da comunidade LGBT+ para além de Lisboa e Porto (17 de Maio, 28 de Julho e 24 de Outubro) e da bandeira arco-íris passar a ser hasteada na Câmara Municipal de Loures.

Vamos fazer de Loures um Concelho Arco-Íris.