Share |

O LONGO CAMINHO PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS, O CASO DE LOURES

Visita, Chão dos Bichos, Loures

Bloco De Esquerda Loures visitou, esta quinta-feira, na companhia de dirigentes da SOSAnimal - Grupo de Socorro Animal de Portugal e da ANIMAL, o Centro de Recolha Oficial e o abrigo da Associação Chão dos Bichos e reforçou a sua convicção sobre a urgência da celebração de um acordo entre a Câmara Municipal de Loures e a Associação Chão dos Bichos.

O Centro de Recolha Oficial de Loures, mais conhecido como canil, abriga hoje cerca de 40 cães, número que não está longe da sua lotação máxima. Gatos não recebe, porque o projeto do gatil ainda não saiu do papel. A partir daqui começam todas as perguntas e a parte mais triste da história. O que acontece aos cães que o canil não acolhe? E, a todos os gatos?

Como é fácil de imaginar, em Loures, que tem mais de 200 mil habitantes e uma área superior a 167 km2, infelizmente, não existem só 40 cães abandonados ou maltratados. São muitos mais.

É por isso que a Chão dos Bichos - Associação abriga, atualmente, mais de 450 cães e mais de 50 gatos. Esta organização tem-se recorrentemente substituído à autarquia, no papel e missão que a lei expressamente lhe atribui. Recebe os animais que o canil municipal recusa. 
Não são só as várias esquadras ou os bombeiros do concelho que entregam diretamente os animais à Chão dos Bichos, porque o canil não os recebe. É, em muitos casos, o próprio canil que encaminha os animais para as instalações da associação. Se esta organização não existisse, como cumpriria o Município de Loures a obrigação de recolha e abrigo dos animais abandonados ou vítimas de maus-tratos?

A Associação Chão dos Bichos faz um trabalho extraordinário, reconhecido e prestigiado na comunidade, essencial à vida do município. Mas, vive da dedicação voluntária e abnegada dos seus dirigentes e amigos, o que faz com que os constrangimentos financeiros e materiais sejam permanentes. Partindo deste diagnóstico, devia ser do mais natural interesse do município o estabelecimento de uma parceria com a Associação Chão dos Bichos, para que esta possa prosseguir com a sua missão cívica de forma digna, que deve ser complementar às obrigações legais da autarquia.

Infelizmente, não tem sido esse o entendimento da maioria CDU-PSD. O terreno cedido, a muito custo, pela autarquia, no seguimento do incêndio de 2015, (http://www.dn.pt/…/onda-de-solidariedade-para-ajudar-abrigo…), para além de não ter instalação elétrica e de não estar ligado à rede de saneamento e de abastecimento de água, não tem dimensão suficiente para acolher todos os animais. O que faz com que a associação se mantenha num terreno privado, também sem acesso a eletricidade e água, acrescendo o problema de o proprietário não pretende renovar o contrato, que finda daqui a 1 ano. Por outro lado, tem-se demitido de prestar qualquer outro auxílio ou apoio, chegando ao extremo de se recusar a colocar um contentor do lixo junto às suas instalações na Murteira.

Bloco De Esquerda Loures visitou, esta quinta-feira, na companhia de dirigentes da SOSAnimal - Grupo de Socorro Animal de Portugal e da ANIMAL, o Centro de Recolha Oficial e o abrigo da Associação Chão dos Bichos e reforçou a sua convicção sobre a urgência da celebração de um acordo entre a Câmara Municipal de Loures e a Associação Chão dos Bichos, que tenha como consequência a construção e manutenção de um abrigo, onde possam ser alojados com dignidade as dezenas de animais que esta organização presentemente detém e as centenas que receberá nos próximos anos.

Este é um dos nossos compromissos. Não desistiremos dele.