Share |

CDU coliga-se com PSD na Câmara de Loures

Acordo CDU/PSD na Câmara de Loures

A câmara Municipal de Loures é agora presidida pelo ex-líder parlamentar do PCP Bernardino Soares.

Nas eleições de 29 de Setembro, a coligação PCP-PEV elegeu cinco vereadores, o PS quatro e o PSD dois. Em comunicado, a CDU anunciou que o acordo não prejudica a aplicação do seu programa, opções e prioridades, “nem a posição da CDU em relação à política do governo em geral”.

O vereador Fernando Costa, do PSD, disse que vai assumir o pelouro dos Serviços Jurídicos no executivo municipal, depois de ter sido estabelecido “um acordo de princípio” com a CDU, irá também assumir pelouros o vereador social-democrata Nuno Botelho, que ficará com as áreas do Turismo, Polícia Municipal, coordenação do Contrato Local de Segurança e serviços do veterinário municipal.

Mas para além da distribuição de pelouros entre vereadores, não são conhecidos os termos concretos do acordo entre a CDU e o PSD, ontem anunciado. Para o Bloco de Esquerda, é importante que sejam apresentados publicamente os pontos políticos deste acordo.

Se é certo que o desígnio popular no concelho de Loures foi afastar o PS, não é menos certo que do partido de Passos Coelho não se pode esperar qualquer contributo no sentido da mudança prometida pela CDU. É por isso essencial que se conheça o conteúdo deste acordo nas áreas da gestão municipal em que incide.

Na Assembleia Municipal, o Bloco será sempre uma voz comprometida com os interesses das populações e com um programa de esquerda, contra o governo da troika e as forças que levam o país ao desastre.