Share |

Camarate, Unhos e Apelação: Tomada de posse da Assembleia de Freguesia

Isabel Figueiredo

No dia 27 de outubro teve lugar no Espaço Multiusos – “A Fábrica” de Camarate, a instalação da nova Assembleia de Freguesia  da U.F. de Camarate, Unhos e Apelação. Na mesma sessão foi empossado o executivo que irá dirigir a Junta de Freguesia nos próximos quatro anos.

Das eleições de 1 de outubro resultou uma assembleia de freguesia em que o Partido Socialista (PS) foi o partido mais votado, mas sem maioria absoluta. O PS obteve 8 dos 19 mandatos. A CDU, segunda força mais votada, ficou com sete eleitos na assembleia. O PSD é a terceira força política, elegendo três elementos. O Bloco de Esquerda subiu a sua votação e consegui eleger pela primeira vez um elemento.

Num pavilhão repleto de cidadãos e cidadãs, o PS assegurou a gestão da freguesia, até 2021, sob a presidência de Renato Alves. A mesa da assembleia será também assegurada por três elementos do PS.

Isabel Figueiredo eleita do Bloco de Esquerda para a Assembleia de Freguesia, na sua intervenção de tomada de posse, fez questão de lembrar que “O Bloco de Esquerda, estará pela primeira vez representado na Assembleia de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação, a responsabilidade é grande, espero estar à altura do desafio, tentarei não defraudar as expectativas  daqueles que depositaram no Bloco de Esquerda, a esperança de uma Junta de Freguesia mais atenta às suas pessoas, às suas empresas, ao seu património, aos seus animais, ao meio ambiente onde vivem os seus cidadãos, ou melhor, onde sobrevivem muitos deles….. e eu sei do que estou a falar…” 

Podes ler a intervenção completa abaixo:

Boa Noite,

Em primeiro lugar cumprimentar o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia cessante

Cumprimentar e desejar o maior sucesso a todos os que hoje tomam posse.

Cumprimentar todos os representantes das diversas forças partidárias aqui presentes,

Cumprimentar igualmente os representantes de Associações, empresas e coletividades da União de Freguesias de Camarate Unhos e Apelação,

Ilustres Convidados,

Caras e Caros Camaratenses, Família amigas e amigos.

As minhas primeiras palavras são de agradecimento, em meu nome e em nome do Bloco de Esquerda, quero agradecer a todas e todos os eleitores da União de freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, pelo voto de confiança que nos foi dado nestas eleições autárquicas.

O Bloco de Esquerda, estará pela primeira vez representado na Assembleia de Freguesia de Camarate Unhos e Apelação, a responsabilidade é grande, espero estar à altura do desafio, tentarei não defraudar as expectativas  daqueles que depositaram no Bloco de Esquerda, a esperança de uma Junta de Freguesia mais atenta às suas pessoas, às suas empresas, ao seu património, aos seus animais, ao meio ambiente onde vivem os seus cidadãos, ou melhor, onde sobrevivem muitos deles….. e eu sei do que estou a falar…

Ninguém me contou…. eu vi. na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação,  pessoas, velhos e crianças abandonadas à sua sorte, lixeiras a céu aberto escondidas entre Bairros, crianças a viver paredes meias com montes enormes de entulho, entre ratos e moscas, sem compaixão ou lei que lhes valha, resignados e sem forças para se fazer ouvir.

Isto é de uma crueldade inadmissível, desrespeita os jovens, dá-lhes maus exemplos e desincentiva-os do trabalho, não só destrói os seus projetos de vida,  como também destrói as suas famílias e a própria sociedade.

Tudo isto se passa à margem de um PODER indisponível, cego e surdo.

A população tem o direito de ser informada, de participar se assim entender, por isso, ao Presidente agora eleito, bem como a todo o executivo, fica o desafio de que sejam tornadas publicas e disponíveis para consulta, todas as atas das Assembleias,  no site oficial da união das freguesias, por forma a promover a transparência e manter informada  a população sobre todas as questões aqui debatidas.

Devo confessar que mais do que ambições politicas, movem-me fortes convicções sociais, acredito nas pessoas e no trabalho.

Razão pela qual,  de agora em diante, não ficarei distante, eu vou estar aqui.

Mt. Obrigada

Camarate, 27 de outubro de 2017