Share |

Bloco de Esquerda condena atos de ódio e racismo em estabelecimentos de ensino de Lisboa e Loures

Bloquistas repudiam atos “hediondos e recorrentes”, lamentando que manifestações de ódio e racismo sejam “cada vez mais frequentes”.
 

O Bloco de Esquerda Loures repudia os atos de racismo, xenofobia, ódio e vandalismo ocorridos hoje em três escolas e duas universidades da Área Metropolitana de Lisboa e também no Centro para Recolhimento de Refugiados da Bobadela, do Conselho Português para os Refugiados (CPR), no concelho de Loures.

Para Fabian Figueiredo, dirigente nacional e coordenador da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda, “estes atos hediondos e recorrentes em estabelecimentos de ensino, que se pretendem locais de liberdade, aprendizagem, partilha de conhecimento e convivência salutar, não são aceitáveis em democracia e merecem a condenação de toda a sociedade”.

O dirigente bloquista lamenta que “sejam cada vez mais frequentes estas manifestações de racismo, ódio e xenofobia, sinais de que a extrema-direita se sente hoje mais à vontade para este tipo de atrocidades, fruto da banalização que tem sido feita das premissas que defende”.

“Da parte do Bloco de Esquerda”, continua o responsável bloquista, “estaremos sempre na linha da frente no combate ao extremismo, à discriminação, ao racismo e a atos como os que assistimos hoje na zona de Lisboa, os segundos em menos de cinco meses”.

Recorde-se que, no passado dia 12 de junho, surgiram pichagens de ódio, com frases racistas e xenófobas em várias escolas da zona de Lisboa e Loures, no Centro para Recolhimento de Refugiados da Bobadela, do Conselho Português para os Refugiados (CPR), na Bobadela, sendo que o mural de homenagem a José Carvalho, militante do PSR assassinado em 1989 por skinheads, também foi vandalizado.

A 18 de junho, a Assembleia Municipal de Loures aprovou um voto de condenação do Bloco de Esquerda pelas mensagens racistas e xenófobas em escolas do concelho e no Centro de Acolhimento para Refugiados.

O voto de condenação pelas mensagens racistas e xenófobas pintadas em escolas do concelho e no Centro de Acolhimento para Refugiados, recomendava ainda à Câmara Municipal de Loures a limpeza urgente do espaço público de todas as mensagens de carácter xenófobo, racista e que apelassem ao ódio.