Share |

Bloco quer extensão da aplicação automática da Tarifa Social da Água ao concelho de Loures

Bloco quer extensão da aplicação automática da Tarifa Social da Água ao concelho de Loures

Depois de aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa, bloquistas querem agora ver estendida a medida ao concelho de Loures. No passado mês de junho, recomendação bloquista para aplicação automática da Tarifa Social da Água foi aprovada na Assembleia Municipal de Loures.

O Bloco de Esquerda quer ver aplicada em Loures a automatização da Tarifa Social da Água, à imagem do que já acontece em Lisboa e noutros concelhos pelo país. Apesar da recomendação aprovada em junho na Assembleia Municipal de Loures, a aplicação automática da Tarifa Social da Água ainda não foi implementada pela autarquia.

Recorde-se que a recomendação do Bloco de Esquerda aprovada em junho de 2020 estipulava a atribuição automática da Tarifa Social da Água e o seu alargamento a todos os agregados familiares com um rendimento mensal igual ou inferior a uma vez o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida, acrescido de 50% por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento, até ao máximo de 10, ainda que não beneficiem de qualquer prestação social.

A moção, que previa ainda a extensão da Tarifa Social da Água a todos os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI), Subsídio Social de Desemprego, Abono de Família, Pensão Social de Invalidez e Pensão Social de Velhice, foi aprovada com os votos contra do PSD, a abstenção da CDU e os votos a favor de PS, BE e PAN. Mais de 14 mil famílias em todo o concelho de Loures seriam abrangidas por esta medida.

Refira-se ainda que, no passado dia 13 de março, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, a proposta do Bloco de Esquerda para atribuir de forma automática a Tarifa Social da Água. A medida abrangerá 32 mil famílias do concelho de Lisboa e representará um desconto de 65% na fatura da água dos beneficiários.