
Bloquistas querem saber quais os critérios de adjudicação do procedimento versado da reportagem da TVI. Requerimento entregue hoje na Assembleia Municipal questiona ainda a Câmara sobre a razão da externalização daquele serviço.
O Bloco de Esquerda remeteu, hoje mesmo, um requerimento à Assembleia Municipal de Loures para solicitar esclarecimentos ao executivo autárquico de Bernardino Soares sobre o procedimento de ajuste direto versado na reportagem televisiva da TVI do passado dia 17 de janeiro.
Os bloquistas entendem que a reportagem levantou elevadas suspeitas sobre a transparência dos procedimentos utilizados por este executivo autárquico, pelo que exigem amplos esclarecimentos sobre a matéria em questão.
“Neste mandato, como no anterior, o Bloco de Esquerda remeteu diversos requerimentos a solicitar esclarecimentos à Câmara Municipal de Loures sobre procedimentos com contornos pouco claros e que em nada abonam em favor da transparência”, refere o documento.
“Num tempo em que se exige o máximo de clareza e transparência ao poder político, importa que todos os organismos se pautem pelo respeito pelos contribuintes e ajam de forma a não fazer florescer as sementes do populismo que começam também a brotar em Portugal”, pode ler-se ainda.
“Mais do que palavras ou frases feitas, exige-se hoje que os titulares dos órgãos de soberania, do poder central e local, pensem, ajam e comportem-se com a lisura e a correção que os cargos exigem, respeitando ao máximo os cidadãos e cidadãs eleitores e contribuintes”, acrescenta o requerimento bloquista.
Além de cópias dos contratos, cadernos de encargos e montantes envolvidos nos procedimentos em causa e nos anteriores, o Bloco quer ainda saber quantas e quais foram as empresas consultadas em cada uma das adjudicações e quais os critérios de adjudicação.
Os bloquistas questionaram ainda por que razão a Câmara Municipal de Loures externaliza o serviço em causa em vez de recorrer aos funcionários da autarquia.
Anexo | Tamanho |
---|---|
requerimento_-_esclarecimentos_sobre_ajuste_direto_versado_em_reportagem_televisiva.pdf | 410.01 KB |